MIRAGUAÍ DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

O município de Miraguaí decretou, nesta segunda-feira (17), situação de emergência devido à forte estiagem que tem impactado a região. O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício Ricardo Fink, em reconhecimento aos prejuízos causados pela seca e à necessidade de apoio emergencial para agricultores e moradores afetados.
A decisão foi tomada com base nos levantamentos realizados pela EMATER de Miraguaí, que monitorou os impactos da estiagem na produção agrícola e na disponibilidade de recursos hídricos. O órgão desempenhou papel fundamental na coleta de dados técnicos que embasaram o decreto. Além disso, a Defesa Civil Estadual, através da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil - CREPDEC 7, com sede na cidade de Frederico Westphalen, através do representante Charles Teixeira, acompanhou a situação e prestou suporte no encaminhamento das demandas emergenciais.
O decreto é resultado de um trabalho que vinha sendo discutido desde os primeiros dias da atual administração, onde o prefeito Leonir Hartk (Neco), já havia realizado reuniões acerca do tema e articulado tratativas para garantir auxílio às comunidades atingidas. O governo municipal tem se mobilizado para buscar recursos estaduais e federais, visando minimizar os danos causados pela seca, havia destacado na oportunidade o prefeito Neco.
De acordo com o prefeito em exercício, Ricardo Fink, com a publicação do decreto, o município de Miraguaí poderá acessar medidas emergenciais, como o envio de auxílio por parte do Estado e da União, além da possibilidade de agilizar ações que garantam o abastecimento de água e o suporte aos produtores rurais. “A Prefeitura seguirá acompanhando a situação e trabalhando em conjunto com órgãos competentes para mitigar os impactos da estiagem no município” reforçou Ricardo.
Planeta FM 102.7