EXPOAGRO COTRICAMPO 2025: ESPAÇO DA SECAGEM E ARMAZENAMENTO ABORDA QUALIDADE DO GRÃO

O espaço dedicado à Secagem e Armazenagem de Grãos da Emater/RS-Ascar na ExpoAgro Cotricampo este ano proporciona uma abordagem diferenciada para os produtores, com foco na qualidade do grão secado apenas com ar. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santo Augusto, agregando conhecimento acadêmico às práticas demonstradas na feira.

O extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Cesar Yolare Zamarchi, explica que neste ano o foco está na qualidade do grão resultante do processo de secagem. "Nos primeiros anos, abordamos principalmente a estrutura necessária para a secagem e armazenagem em pequenas e médias propriedades, com destaque para o silo secador da Emater, um projeto amplamente conhecido no Brasil. Agora, queremos demonstrar os benefícios dessa secagem natural, sem alta temperatura, e a diferença na qualidade do grão obtido", detalha Zamarchi.

A qualidade do grão é um fator essencial para diversos segmentos do mercado, desde a alimentação animal e humana até a produção de sementes. "Com essa metodologia, conseguimos preservar melhor a composição do grão, mantendo o amido e a proteína, o que agrega valor ao produto final. O setor de sementes tem aderido cada vez mais ao modelo de silo da Emater, visando uma qualidade superior no material a ser comercializado", complementa Zamarchi.

A parceria com o IFFar traz um diferencial na análise de qualidade dos grãos armazenados. Os acadêmicos Luiz Antônio Mocellini Giuliani e José Victor Rotéli demonstram, por meio de equipamentos específicos, a classificação e a identificação de impurezas. "Trouxemos equipamentos como determinador de umidade, caladores para coleta de amostras e peneiras de classificação, simulando o que ocorre no processo industrial para que os produtores entendam a importância dessas análises", destaca Giuliani.

Rotéli reforça que o controle da umidade dos grãos é essencial para a eficiência da armazenagem. "Com o monitoramento correto, o produtor pode evitar perdas, reduzir custos e garantir um produto de melhor qualidade ao mercado. Aqui na feira, buscamos demonstrar de forma didática esse processo, tornando a informação acessível a todos", afirma.

A ExpoAgro Cotricampo acontece de 19 a 22 de fevereiro, no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo. A feira pode ser visitada das 8h às 18h, com entrada gratuita.

 

Foto: Carina Venzo Cavalheiro
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Mateus de Oliveira

Comentários