BRIGADA MILITAR FLAGRA DESMATAMENTOS NO INTERIOR DO ESTADO

Na quarta-feira (12/03), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), constatou a destruição de vegetação nativa, atingindo áreas nos municípios de Soledade, Campinas do Sul e Selbach.
Em Soledade, após receber uma denúncia, a equipe do 3º BABM flagrou a supressão de vegetação nativa e exótica, e a destruição de vegetação de sub-bosque, atingindo uma área de 20.000 metros quadrados. Árvores nativas, pertencentes ao bioma Mata Atlântica, popularmente conhecidas por Canela, Angico, Mamica-de-cadela e Timbó foram destruídas. Em contato com o proprietário, este informou que não possuía licença do órgão ambiental competente para realizar o manejo florestal na área.
No interior de Campinas do Sul, utilizando o drone, os policiais militares constataram 5.365 metros quadrados de destruição de vegetação nativa. Em análise à vegetação remanescente, pode-se identificar que o dano ambiental atingiu as espécies, popularmente conhecidas como Timbó, Fumeiro-bravo, Angico, Canela-guaicá, Rabo-de-bugio, Açoita-cavalo, Cedro, Coqueiro-jerivá e Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia).
Já em Selbach, a equipe do 3º BABM constatou, em uma propriedade, a supressão de vegetação exótica - Eucalipto, atingindo uma área de preservação permanente (APP), caracterizada por um curso d’água. O proprietário informou que não possuía licença para o manejo da vegetação em APP.
Diante dos crimes ambientais constatados, foram lavrados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais.
O desmatamento e uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, prejudicando a biodiversidade e influenciando na mudança climática.
Comando Ambiental “O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar, A Força da Comunidade
Comunicação Social 3° BABM
Imagens: 3° BABM