11º GRITO DE ALERTA MOBILIZARÁ AGRICULTORES EM SÃO LUIZ GONZAGA

Nesta quarta-feira, dia 19 de março, a cidade de São Luiz Gonzaga será palco do 11º Grito de Alerta, mobilização que reunirá cerca de 5 mil agricultores e pecuaristas familiares que deixarão suas propriedades para cobrar dos governos soluções para problemas que afligem a categoria. A iniciativa é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e pela Macro Regional Missões Fronteira Noroeste.

Entre as principais pautas do encontro estão as demandas relacionadas à estiagem, que tem impactado severamente a produção e a renda das famílias nos últimos anos, a necessidade de securitização e o fortalecimento do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A mobilização é uma forma de dar visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas famílias agricultoras e pressionar as autoridades por soluções concretas.

O 11º Grito de Alerta será um momento de mobilização e reivindicação, buscando políticas que auxiliem a minimizar os impactos sobre a categoria. Para o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva “a agricultura familiar está enfrentando um período difícil, e é essencial que os governos estadual e federal estejam atentos às necessidades do campo. São anos seguidos de estiagem que vem causando sérios problemas para as famílias. Somado a isso, tivemos as enchentes de 2023 e 2024, que agravaram ainda mais a situação. A mobilização também contará com a presença de lideranças sindicais, autoridades políticas e representantes do setor agropecuário.

 

 

Fonte: Fetag RS

 

 

Comentários