STR DE MIRAGUAI PARTICIPA DO 11º GRITO DE ALERTA EM SÃO LUIZ GONZAGA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Miraguaí, participou nesta quarta-feira (19) do 11º Grito de Alerta, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS) e pela Macro Regional Missões Fronteira Noroeste, reunindo, segundos organizasdores, cerca de 6 mil pessoas no centro da cidade,

Segundo o presidente da entidade sindical, Irani Filipin, os agricultores e agricultoras de Miraguai e de todo o estado estiveram presentes para reivindicar melhorias nas políticas públicas que afetam diretamente o campo. O secretário Municipal de Agricultura de Miraguai, Ivonir Botton (Toco) e os vereadores Kauã Blau e Ivo Melo também participaram da mobilização.

Nesta edição do Grito de Alerta, os pontos principais da pauta são, a securitização das dívidas dos agricultores, como forma de aliviar o endividamento crônico que afeta milhares de famílias rurais; Revogação das resoluções do Proagro, que têm dificultado o acesso dos agricultores ao programa de proteção contra perdas climáticas; Melhoria no atendimento aos agricultores na previdência, garantindo direitos e benefícios previdenciários de forma ágil e justa.

Durante o evento, comissões organizadas de dirigentes sindicais realizaram audiências em bancos e no INSS para tratar diretamente das reivindicações da categoria. Além disso, o trancamento do trevo de acesso a cidade foi realizado em alguns momentos e uma passeata pelas ruas centrais de São Luiz Gonzaga mobilizou o público presente. Os atos foram marcados por faixas, cartazes e palavras de ordem que evidenciaram os anseios dos agricultores por políticas públicas.

O 11º Grito de Alerta reforça o compromisso da FETAG-RS e dos agricultores familiares em lutar por um campo mais justo, produtivo e sustentável. A mobilização em São Luiz Gonzaga é um alerta ao poder público sobre a urgência de atender às demandas da categoria, e em assembleia durante o ato foi decidido que se os Governos não atenderem a pauta da FETAG-RS até o mês de abril, as mobilizações de massa serão retomadas.

 

Planeta FM 102.7

Comentários