DIAGNÓSTICO SOCIOPRODUTIVO ESTADUAL ESTÁ EM ANDAMENTO EM TENENTE PORTELA

Está em andamento, em Tenente Portela, a segunda etapa do Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a CUFA Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como objetivo mapear a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com foco na inclusão produtiva e na geração de oportunidades.
Na manhã desta terça-feira (10) o visitador Rodrigo Barbosa esteve no gabinete do prefeito Rosemar Sala, acompanhado do vice-prefeito Claudenir Scherer, para apresentar a proposta de trabalho. Ele também visitou a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas no município.
Durante o diagnóstico, Rodrigo percorre os bairros da cidade realizando visitas domiciliares. Devidamente identificado com colete, camiseta e crachá, aplica um questionário que reúne informações sobre renda, ocupação e perfil profissional dos moradores em idade ativa para o trabalho. O levantamento visa traçar um panorama preciso das condições sociais e econômicas locais, subsidiando a formulação de políticas públicas mais eficazes.
A colaboração da população é fundamental para a qualidade dos dados coletados. Ao receber o visitador e responder ao questionário, os moradores contribuem diretamente para a construção de estratégias voltadas à capacitação profissional, à geração de emprego e à redução das desigualdades sociais.
Lançado em 24 de março, o Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva será aplicado em 133 municípios do RS, com 10.358 questionários previstos. A CUFA é responsável pela execução, seguindo um cronograma que assegura a abrangência e a qualidade dos dados, base para políticas de inclusão social.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela