DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO É CELEBRADO NESTE SÁBADO

No primeiro sábado de julho é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Essa comemoração tem como objetivo mostrar à sociedade os benefícios, os valores e os princípios da atividade cooperativista. No Rio Grande do Sul, várias atividades estão previstas para celebrar a data, muitas com o apoio e a participação da Emater/RS-Ascar. No Estado, a Instituição mantém sete Unidades de Cooperativismo (UCPs), assessorando cerca de 150 cooperativas e associações da agricultura familiar.

No Brasil o Dia Internacional do Cooperativismo sempre foi comemorado junto com o Dia de Cooperar, ou Dia C, no qual são desenvolvidas ações de responsabilidade social junto às pessoas ligadas ao cooperativismo. No entanto, o Dia C, Dia de Cooperar, terá nova data em 2025, passando a ser realizada no último sábado de agosto, neste ano, no dia 30 de agosto, alinhado com o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto. “A alteração e a aproximação das datas objetivam promover os valores e princípios do Cooperativismo, como solidariedade, responsabilidade social, democracia, ajuda mútua e atuação centrada nas pessoas", explica Patrícia Fogaça Fernandes, extensionista e coordenadora do Programa de Extensão Cooperativa da Emater/RS-Ascar.

A mudança acompanha o calendário oficial do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema da celebração mundial neste ano será “As cooperativas constroem um mundo melhor”.

De acordo com Patrícia, várias atividades estão previstas para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. No município de Frederico Westphalen, acontece o Sabadão dos Negócios do Cooperativismo, que ocorre no próximo sábado (05/07), na Praça da Matriz. O evento é uma promoção do Fórum Regional do Cooperativismo, composto pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e cooperativas da região. "A programação inclui Mateada da Cooperação, feira de cooperativas, apresentações culturais e o lançamento regional da campanha do Ano Internacional do Cooperativismo", especifica Patrícia.

No Vale do Rio Pardo, a celebração do Dia C será puxada pela Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires, em parceria com a Unidade de Cooperativismo da região e o Sicredi. As atividades acontecem na sede do CTG Chaleira Preta, com rodas de conversa, apresentações artísticas e almoço comunitário, valorizando o papel do cooperativismo na transformação social e no fortalecimento das comunidades locais.

O modelo cooperativo é reconhecido globalmente como uma ferramenta estratégica para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais. "As cooperativas contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com metas traçadas até 2030", ressalta a extensionista.

 

 

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar, arquivo

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

 

Comentários