ADMINISTRAÇÃO DE TRÊS PASSOS SEGUE INVESTINDO NA MELHORIA DOS ACESSOS ATRAVÉS DO PROGRAMA PORTEIRA ADENTRO COM PEDRAS IRREGULARES

A Administração Municipal de Três Passos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue firme no compromisso de qualificar os acessos às propriedades rurais por meio do Programa Porteira Adentro. Já são mais de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) investidos no programa, entre pedras, financiamentos via FAPER e horas-máquina, visando ao desenvolvimento das atividades agropecuárias e à garantia de infraestrutura adequada nas vias rurais.
Um exemplo recente do impacto positivo do programa foi a conclusão das melhorias na Granja São Caetano, localizada no distrito de Bela Vista, de propriedade do suinocultor Maurício Caetano de Souza. O calçamento no acesso principal da granja proporcionará mais segurança e eficiência no transporte de insumos e na saída da produção, especialmente em períodos de chuva.
Conforme destaca o Secretário Municipal de Agricultura, João Boll, de acordo com as diretrizes do programa, a cada 200 URM (Unidades de Referência Municipal) — o que corresponde atualmente a R$ 1.312,00 em produção agropecuária comprovada por nota fiscal emitida no município no ano anterior à inscrição — o produtor tem direito a 1m³ de pedra irregular para calçamento.
No que se refere às responsabilidades, cabe à Prefeitura a elaboração dos projetos técnicos, a aquisição e o pagamento das pedras, além dos serviços de terraplanagem e rolagem da via. Já o produtor beneficiado é responsável pela contratação e pagamento da mão de obra para o assentamento das pedras, bem como pelo fornecimento de terra ou pó de brita.
“Através do Programa Porteira Adentro, seguimos fortalecendo a infraestrutura do meio rural de forma concreta. As pedras irregulares facilitam o deslocamento e melhoram o dia a dia das famílias, além de impulsionar a produção agropecuária no município”, ressalta o prefeito Arlei Tomazoni.
Jornalista Christian Baum
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Três Passos