DIREÇÃO DA COTRICAMPO PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DO 3º CONSELHO DAS APAES

Um evento de grande importância foi sediado nesta sexta-feira (22), em Campo Novo, na sede da Afucampo: o 38º Encontro Regional do 3º Conselho das APAEs, envolvendo as entidades que desenvolvem suas educacionais na região Noroeste.

A Cotricampo, através do presidente, Gelson Bridi, do diretor, Luciano Seefeld, e do coordenador de comunicação social, Vadacir Guedes, esteve representada na abertura deste encontro, ao lado de autoridades municipais, como o prefeito, Pedro dos Santos, vice-prefeita, Marcieli Reis, presidente da Câmara Municipal, Ademar Aguiar, presidente da APAE de Campo Novo, Rodrigo Araujo, presidente da Feapaes/RS, Marco Antônio Moresco, além de outras lideranças locais e de toda a região.

Ao longo da manhã, profissionais das APAEs de toda a região estarão acompanhando a palestra “Os desafios do autismo na rede Apaeana e a experiência exitosa da APAE Maceió/AL”, com a neuropsicóloga e especialista em TEA, TDAH e TGD, Fabiana Lisboa.

Durante a tarde, acontece Roda de Conversa, com a especialista Fabiana Lisboa, com espaço aberto para perguntas, relato de vivências e partilha sobre os desafios e possibilidades no universo do autismo. O encontro regional será finalizado com show musical, através de apresentação de Guilherme Redel.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto. Em 2025, a APAE Brasil convida a sociedade a refletir e agir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a programação propõe uma atenção à escuta dos desejos e das escolhas das pessoas com deficiência, ao respeito às diferenças e à criação de oportunidades reais.

O processo de elaboração do tema garantiu o protagonismo das pessoas com deficiência, por meio dos autodefensores, respeitando o lema “Nada sobre nós, sem nós”. A inclusão só é plena quando há acesso, apoio e reconhecimento de todas as formas de expressão, faladas ou não. A campanha reforça que a deficiência não está na pessoa, mas na interação com contextos que excluem. É nesse encontro entre sujeito e sociedade que surgem barreiras, mas também é possível surgir as oportunidades.

 

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação Social - Cotricampo

 

Comentários