PROGRAMA MAIS SAÚDE COM AGENTE EM MIRAGUAÍ

Em mais um passo rumo à qualificação dos profissionais da saúde pública, aconteceu nesta sexta-feira (05) à aula teórica do programa Mais Saúde com Agente, conduzida pelo preceptor Enfermeiro Cleiton da Cunha Correa.

O encontro reuniu participantes do curso técnico em saúde, promovendo reflexões sobre o papel dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), na construção de um SUS mais resolutivo, justo e participativo.

A aula abordou temas como territorialização, escuta qualificada, vigilância integrada e os novos desafios enfrentados nas comunidades.

O programa, que passou por uma reformulação e agora se chama Mais Saúde com Agente, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos técnicos para ACS e ACE, fortalecendo o vínculo desses profissionais com a população e promovendo a integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Durante a aula, Cleiton destacou a importância da atuação dos agentes como protagonistas na identificação das necessidades socioeconômicas e sanitárias dos territórios. “O cuidado começa com o olhar atento e o compromisso com a realidade de cada comunidade”, afirmou o preceptor.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conasems, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e tem como meta preparar os agentes para suas novas atribuições legais, como aferição de sinais vitais, orientação em saúde e coleta de dados epidemiológicos.

 

 

 

Fotos: Divulgação

Secretaria da Saúde

 

Comentários