CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO EM GRUPOS DE WHATSAPP SÃO CRIMES CONTRA A HONRA

A calúnia, injúria e difamação em grupos de WhatsApp são crimes contra a honra com consequências legais, podendo gerar responsabilização cível e criminal para o ofensor.
Para denunciar e buscar reparação, é essencial não apagar as mensagens ofensivas, que servem como prova e registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia e entrar com a ação legal.
Calúnia, é quando alguém atribui falsamente a alguém um fato criminoso, ou seja, dizer que a pessoa cometeu um crime que não cometeu.
Difamação, é quando alguém imputa a outra pessoa um fato ofensivo à sua reputação.
Injúria, é a ofensa à dignidade ou ao decoro de alguém, sem imputação de um fato determinado.
Mantenha todas as mensagens, áudios e imagens ofensivas. Elas são provas cruciais. Procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou uma Delegacia de Crimes Cibernéticos para registrar um boletim de ocorrência.
A responsabilidade pode não se restringir apenas a quem envia a mensagem, mas também aos administradores do grupo, que podem ter o dever de monitorar o conteúdo.
Além de ter que pagar indenização por danos morais, o ofensor pode ser responsabilizado criminalmente, com penas previstas no Código Penal Brasileiro.
Rádio Planeta FM 102.7