MPRS E FUNAI ESTREITAM DIÁLOGO PARA ATUAÇÃO EM DEFESA DOS POVOS INDÍGENAS NO RS

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, participaram de reunião nesta sexta-feira, 8 de setembro, com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) com o objetivo de fortalecer a interlocução entre as instituições na defesa dos direitos dos povos originários.

O encontro contou com a presença do procurador da República Ricardo Gralha Massia, responsável pela atuação junto aos povos Guarani na Região Sul, e do coordenador regional da FUNAI Litoral Sul, Hyral Moreira, representante para os povos Guarani nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A iniciativa busca aprimorar o diálogo entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o MPF e a FUNAI, especialmente em relação ao ingresso em aldeias, aos limites de atuação de cada órgão e à mediação de situações que envolvem os povos indígenas, com foco nas demandas que surgem no cotidiano dos promotores de Justiça, sobretudo na região Norte do Estado.

Na semana passada, o procurador da República Pedro Nicolau Mura Sacco, responsável pela atuação junto aos povos Kaingang, também esteve reunido com a subprocuradora-geral para tratar do tema. A sede da FUNAI em Passo Fundo também conta com uma representante para os povos Kaingang e demais etnias, com quem o MPRS também busca a mesma aproximação.

MP/RS

Comentários