TRÊS PASSOS REALIZA I ENCONTRO DE APICULTORES E MELIPONICULTORES

O município de Três Passos promoveu, no dia 25 de setembro, o I Encontro de Apicultores e Meliponicultores, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo, Sistema Farsul, Senar-RS, Apiceleiro, Sebrae, UERGS e a Inspetoria do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu autoridades, entidades, técnicos, produtores e estudantes, consolidando Três Passos como referência no setor. Na abertura, o prefeito Arlei Tomazoni destacou o protagonismo do município e o compromisso da administração com a diversificação da matriz produtiva, ressaltando a importância da apicultura e da meliponicultura para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável.
O engenheiro agrônomo Evandro Colombo, coordenador do Programa Pró-Mel, apresentou o programa municipal, que já recebeu mais de R$ 250 mil em investimentos em equipamentos, capacitação e incentivo à agroindustrialização. Em seguida, o técnico agrícola Lauri Kanitz, coordenador do Programa Pró-Agroindústria, destacou que mais de R$ 600 mil já foram aplicados no fortalecimento das agroindústrias locais.
Com a implementação das políticas públicas, os resultados já são visíveis. Atualmente, Três Passos conta com quatro agroindústrias de mel em funcionamento – Meliponário e Apiário Dapper, Floresta Nativa, Apiário Primavera e Cooperativa Forte Passos – que agregam valor à produção e fortalecem a economia local. O crescimento do setor é expressivo: o município passou de 300 quilos declarados em 2022 para quase quatro toneladas em 2024. Além disso, o Apiário e Meliponário Dapper já conquistou o selo SUSAF, e obteve o 2º lugar como melhor mel do Estado na Expointer 2025.
Na programação da manhã, o engenheiro agrônomo, professor Rafael Narciso Meirelles (UERGS) abordou a palestra “Plantar para Polinizar: como garantir a segurança alimentar das abelhas”, destacando a preservação das espécies nativas, das áreas de florada e o manejo adequado durante a entressafra.
O engenheiro agrônomo Hítalo Ferrazza Antunes (SENAR/SEBRAE) palestrou sobre “Suplementação alimentar e planejamento na apicultura”, orientando sobre práticas energéticas e proteicas, receitas caseiras e planejamento alinhado às floradas, ressaltando a influência direta do manejo, da genética e do clima no sucesso da produção.
No turno da tarde, ocorreu a formatura da primeira turma do ATeG Apicultura, com 28 alunos concluintes após três anos de formação. A médica veterinária Diane Pes apresentou os resultados de produção e produtividade dos participantes, e o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra, destacou a importância das parcerias no fortalecimento do setor.
Encerrando a programação, o médico veterinário Guilherme Bastos Saldanha (SEAPI-RS) falou sobre “Notificação de mortalidade e doenças das abelhas”, explicando e alertando para doenças, pragas e intoxicações por agrotóxicos, reforçando a importância do cadastro no Serviço Veterinário Oficial, controle do trânsito de abelhas e educação sanitária.
O Secretário de Agricultura, João Boll, destacou a relevância dos investimentos da administração no setor e reafirmou o compromisso do município em apoiar os produtores, fortalecendo a apicultura e a meliponicultura como atividades estratégicas para o desenvolvimento sustentável da região.
Para ver mais fotos clique aqui
ASCOM PREFEITURA