EM RANKING DO JORNAL VALOR ECONÔMICO, COTRICAMPO SEGUE ENTRE AS MIL MAIORES EMPRESAS DO BRASIL
APENAS SETE COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DO RS ESTÃO INSERIDAS NESTE SELETO GRUPO
O jornal Valor Econômico divulgou os números da 25ª edição do anuário Valor 1000. E a Cotricampo novamente está neste levantamento, ocupando a posição 769, entre as mil maiores companhias do país. Entre os destaques do ramo agropecuário, aparecem sete cooperativas deste segmento sediadas no RS, incluindo a Cotricampo. De acordo com o Sistema Ocergs, este dado reforça o papel do cooperativismo como força econômica e social no campo.
Segundo o Valor Econômico, as mil maiores empresas desta edição apresentaram uma receita líquida conjunta de R$ 7,9 trilhões em 2024, crescimento nominal de 8,2% em relação ao ano anterior. Mesmo com queda de 26,4% no lucro contábil total, o desempenho das cooperativas se manteve estável e competitivo, sustentado por modelos de gestão com foco em sustentabilidade, governança e resultado coletivo.
A Cotricampo se orgulha em figurar mais uma vez neste ranqueamento nacional, reforçando a responsabilidade diária que possui ao estar presente em 21 municípios da região Noroeste, com um quadro social integrado por mais de 8.700 produtores rurais cooperados, além de aproximadamente 1.200 colaboradores.
O reconhecimento do Valor 1000 reforça a contribuição do cooperativismo gaúcho para o desenvolvimento econômico e social do país. Com presença em todos os setores produtivos, as cooperativas do Rio Grande do Sul seguem ampliando sua participação em rankings nacionais e consolidando seu papel como referência em gestão, inovação e compromisso com as comunidades.
O prêmio
O ranking Valor 1000 é um dos mais importantes instrumentos de consulta e análise do Brasil por segmento econômico, a partir de critérios homologados pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcef), com indicadores de avaliação empresarial e rankings das 1000 maiores companhias do país e das 50 maiores por região, entre outros.
A metodologia
A análise das maiores empresas brasileiras é feita com base nos questionários da pesquisa e das demonstrações contábeis enviadas à Serasa Experian, além de demonstrações contábeis divulgadas no mercado ou captadas de fontes públicas. Nesta edição, as empresas foram distribuídas em 29 setores de atividade.
Fonte: Departamento de Comunicação Social e Marketing