DEFESAS CIVIS DE TRÊS PASSOS, TENENTE PORTELA, ESPERANÇA DO SUL E VISTA GAÚCHA PARTICIPAM DE ENCONTRO NACIONAL EM BRASÍLIA
As Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Três Passos, Tenente Portela, Esperança do Sul e Vista Gaúcha participaram, nos dias 06 e 07 de novembro, do Encontro Nacional das Defesas Civis Municipais, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento reuniu gestores de todo o país com o objetivo de fortalecer a atuação municipal em todas as etapas da gestão de riscos e desastres, incluindo prevenção, preparação, resposta e reconstrução.
Representando o município de Três Passos, estiveram presentes a coordenadora municipal de Defesa Civil, Cristiane Bertaluci, a engenheira civil Janete Bourscheid e a servidora Gissilaine Teles. Também participaram a coordenadora Neli Rosângela Silva e a servidora Jaquelina Andreia Uber, de Esperança do Sul; a coordenadora Andressa Raquel Lara, de Vista Gaúcha; e, por Tenente Portela, o vice-prefeito Claudenir Scherer e o coordenador municipal de Defesa Civil, Cleber Tesche.
Durante o encontro, foram debatidos temas como gestão climática e prevenção de desastres, estruturação das Defesas Civis municipais, captação de recursos e prestação de contas de ações de resposta e reconstrução. Um dos momentos marcantes foi o relato do coordenador de Brumadinho (MG), Marcionílio Maia Júnior, que compartilhou a experiência vivida pelo município após o rompimento da barragem em 2019, reforçando a importância do planejamento, do plano de contingência e dos simulados com a comunidade.
Também foram apresentadas orientações técnicas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional sobre procedimentos para restabelecimento de serviços essenciais, limpeza urbana, comprovação de despesas e prestação de contas via S2ID. Os participantes ainda conheceram boas práticas de outros municípios, como capacitação de agentes locais, criação de comunidades resilientes e ações de comunicação com a população.
Ao final do evento, foi construída coletivamente a Carta da Defesa Civil, documento que reúne pleitos e proposições a serem encaminhados aos governos estadual e federal, visando o fortalecimento das estruturas municipais de proteção e defesa civil.
A participação dos quatro municípios reafirma o compromisso regional com o aprimoramento das ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, buscando mais segurança e proteção para as comunidades.
Fotos: Divulgação
ASCOM PREFEITURA










