AGRICULTORES PROTESTAM PELA DEMORA NA OFERTA DE RECURSOS
Agricultores familiares de diversas regiões do Estado, estiveram mobilizados na quarta-feira (10/9), devido à demora na oferta dos recursos, por parte do governo Federal.
De Miraguaí, participaram o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Irani Filipin e os vereadores Ivo Melo e Nenê e os produtores rurais Lucas e Anildo Prerniska.
Segundo Irani Filipin, a manifestação aconteceu em frente à superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Porto Alegre e a tarde em frente ao Palácio Piratini, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A motivação vem das três crises enfrentadas: a do leite, do arroz e do trigo, além do endividamento que segue.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:
Os manifestantes buscam pressionar os governos federal e estadual por ações concretas para enfrentar a crise que afeta o setor. As pautas centrais incluem:
Renegociação de Dívidas: A principal demanda é a reestruturação e prorrogação de dívidas rurais, que se agravaram após anos consecutivos de crises climáticas (estiagens e inundações).
Preços Justos: Insatisfação com os preços pagos aos produtores, especialmente nas cadeias do leite, arroz e trigo, e o impacto das importações.
Políticas de Apoio e Seguro Rural: Exigência de um seguro rural mais eficiente e a ampliação de políticas de apoio à agricultura familiar para garantir a subsistência e a capacidade de plantar a próxima safra.
Rádio Planeta FM 102.7










