DENÚNCIA DE DESCARTE IRREGULAR NA RSC 472

Moradores e servidores da Secretaria de Urbanismo e Zeladoria têm constatado o descarte ilegal de lixo, entulhos e móveis nas margens da RSC 472, próximo ao Cemitério Municipal de Tenente Portela, na saída para o distrito de São Pedro. Essa prática, além de constituir contravenção, configura crime ambiental (Lei n.º 9.605/1998) e sujeita os infratores a multas previstas na Lei Municipal nº 2.327.

Na manhã de segunda-feira (05/01), servidores removeram os materiais depositados na última quarta-feira (31/12). Os restos permaneceram no local durante o feriado e o fim de semana, pois o descarte ocorreu em período sem expediente da Prefeitura. Conforme relato dos agentes, “basta fazer a limpeza num dia que no outro já colocam lixo novamente”.

 

O descarte irregular gera:

- Proliferação de doenças;

- Entupimento de bueiros;

- Poluição do solo e visual.

 

Como proceder

A Secretaria de Urbanismo e Zeladoria realiza a coleta de materiais volumosos e podas de árvores, desde que seja agendada previamente. Para agendar, a população deve entrar em contato com o órgão municipal.

 

Responsabilidades

- Materiais volumosos e podas: coleta pela Prefeitura, mediante agendamento.

- Entulhos de construção: responsabilidade do cidadão, que deve contratar serviços autorizados.

A Prefeitura alerta que a partir de agora buscará a identificação dos responsáveis e aplicará as sanções legais cabíveis.

 

 

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

 

Comentários