MAIS DE 13 MIL ALUNOS DO SESI-RS VOLTAM ÀS AULAS A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA
Fevereiro marca o retorno de mais de 13 mil alunos às salas de aula do Sesi-RS. Na próxima segunda-feira (9), cerca de 9,5 mil estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciam o ano letivo em unidades no Rio Grande do Sul, incluindo as novas escolas de Bento Gonçalves e Novo Hamburgo. Na semana seguinte, no dia 19, mais de 3,5 mil crianças e adolescentes retornam ao Contraturno Tecnológico e à Educação Infantil.
O Ensino Médio do Sesi-RS recebe mais de 2 mil alunos distribuídos em nove cidades: Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. As escolas contam com infraestrutura moderna, professores capacitados e uma proposta pedagógica que amplia o acesso à formação de qualidade em diferentes regiões do estado. A instituição disponibiliza bolsas de estudo que variam de 20% a 100% do valor da mensalidade, conforme a renda familiar bruta per capita declarada no ato da inscrição.
A proposta pedagógica do Ensino Médio é centrada em projetos, tornando o aluno protagonista do próprio aprendizado. A abordagem estimula o desenvolvimento da autonomia, do raciocínio crítico e da capacidade de solucionar problemas, além de promover o trabalho em equipe. Os estudantes constroem conhecimento a partir de desafios do dia a dia, criando respostas concretas para questões relevantes da indústria e da sociedade.
EJA E SEJA PRO+
A Educação de Jovens e Adultos atende cerca de 7,5 mil alunos em 21 cidades do estado. Destinada a pessoas com 18 anos ou mais que desejam concluir seus estudos, a EJA é totalmente gratuita e oferece Ensino Fundamental e Médio a distância, com um encontro presencial por semana. Por meio de uma moderna plataforma de educação, o aluno pode estudar onde, como e quando quiser. A EJA é oferecida nas unidades de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Gravataí, Guaporé, Igrejinha, Lajeado, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Nova Prata, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Leopoldo e Venâncio Aires.
O SEJA Pro+ é uma iniciativa voltada para jovens e adultos na faixa etária de 18 a 29 anos que une a EJA do Sesi-RS junto com uma formação profissional do Senai-RS alinhada com as demandas das indústrias. O programa está disponível nas unidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Igrejinha, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Panambi.
CONTRATURNO E EDUCAÇÃO INFANTIL RETORNAM DIA 16
No dia 16, mais de 3 mil crianças e adolescentes retornam ao Contraturno Tecnológico em 23 unidades do Sesi-RS, localizadas em Bento Gonçalves, Campo Bom, Canoas, Erechim, Esteio, Estrela, Farroupilha, Gravataí, Guaporé, Guaíba, Igrejinha, Lajeado, Marau, Montenegro, Panambi, Parobé, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. O programa desenvolve habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais, com ênfase nas competências digitais e tecnológicas, por meio de oficinas com foco em Steam. A aprendizagem acontece por meio de prática e experimentação, estimulando a construção da autonomia e o potencial criativo.
Também no dia 16, mais de 400 crianças iniciam o ano letivo na Educação Infantil do Sesi-RS, presente em Campo Bom, Gravataí, Nova Hartz, Santa Cruz do Sul e Sapiranga. A prática pedagógica é voltada para o desenvolvimento integral da criança por meio de brincadeiras, interações e investigações em um ambiente acolhedor. Os espaços proporcionam experimentação e descobertas, onde o educar e o cuidar são ações indissociáveis.
Para mais informações sobre matrículas, calendário acadêmico e processos seletivos, acesse www.sesirs.org.br/solucoes-em-educacao-do-sesi ou entre em contato com a Central de Atendimento do Sesi-RS pelo WhatsApp (51) 99226-3846.
Foto: Divulgação = Imprensa Fiergs










