CARNAVAL SEGURO: CPFL RGE REFORÇA CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA DURANTE A FOLIA
ENTRE BLOCOS, TRIOS E MUITA ANIMAÇÃO, A ATENÇÃO AOS CUIDADOS COM A ELETRICIDADE GARANTE QUE A FESTA CONTINUE SÓ NA ALEGRIA
O Carnaval movimenta cidades de diferentes perfis no Rio Grande do Sul, com programação gratuita e ao ar livre. Com eventos espalhados por ruas, praças e parques, a CPFL RGE reforça que a segurança deve acompanhar a folia do início ao fim. Por meio da campanha Guardião da Vida, a distribuidora orienta organizadores e foliões sobre cuidados com a rede elétrica, com foco na prevenção de acidentes e na preservação do fornecimento de energia durante o período carnavalesco.
Pré-folia
As orientações começam ainda na fase de planejamento dos eventos. A recomendação é que os organizadores priorizem locais com estrutura adequada e alvará de funcionamento e, sempre que necessário, contem com o apoio de profissionais capacitados para a realização de instalações elétricas. “Palcos, trios elétricos, sistemas de som e iluminação devem respeitar as distâncias de segurança da rede elétrica e utilizar fontes de energia corretas, não realizar ligações improvisadas e não usar equipamentos em voltagem inadequada”, orienta Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo CPFL Energia .
Durante a festa
“A principal orientação é manter distância da rede elétrica, especialmente no caso de carros alegóricos e trios elétricos. O contato com fios e cabos pode provocar curtos-circuitos e outros acidentes”, alerta Campos. “Os confetes e as serpentinas, muito usados na folia, principalmente os metálicos, podem conduzir eletricidade e causar curtos-circuitos quando entram em contato com a rede”, explica.
A CPFL RGE também reforça que fantasias e decorações fazem parte do clima do Carnaval, mas os enfeites devem ser mantidos longe da rede elétrica. É proibido fixar objetos em postes ou utilizar ligações clandestinas.
Atendimento no Carnaval
Durante o Carnaval, nos dias 16 e 17 de fevereiro, as agências de atendimento presencial da Distribuidora estarão fechadas. Ainda assim, os consumidores podem acessar mais de 30 serviços em qualquer horário, sem sair de casa, de forma rápida e segura. O aplicativo CPFL Energia reúne os principais serviços disponíveis e com a praticidade do celular: comunicar interrupções, emitir segunda via de contas, solicitar novas ligações ou religação de energia, confirmar pagamentos, entre outros. Uma vantagem é o armazenamento automático dos dados do cliente, o que evita a necessidade de informar códigos da conta a cada acesso. Para quem prefere mensagens rápidas, a RGE mantém suporte pelo WhatsApp, no número (51) 9 9955.0002, e via SMS (27350), ideal para situações como o relato de interrupções no fornecimento.
Ficou com dúvida? Chama no Zap!
Para ampliar a orientação durante a festa, a CPFL disponibiliza o “Guardião no Zap”, um canal de atendimento via WhatsApp para fornecer informações em tempo real sobre cuidados com a rede elétrica, sem a necessidade de dados pessoais. O canal oferece sete opções de interação, incluindo orientações sobre a instalação de equipamentos e dicas práticas para garantir a segurança em qualquer época do ano. Para acessar, adicione o (19) 2042-1572 aos seus contatos.
Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa CPFL RGE










