TRÊS PASSOS REALIZA PRIMEIRO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Na quarta-feira, 26 de agosto, foi realizado o 1º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) – Valorizando culturas, promovendo equidade, integrado à 2ª Parada Pedagógica Municipal. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, em parceria com a 21ª Coordenadoria Regional de Educação. O encontro reuniu o Prefeito Arlei Tomazoni, a secretária municipal de educação, Aline Dapper educadores, e convidados em um dia de formação, reflexão e valorização da diversidade cultural.

Durante a manhã, o seminário contou com as contribuições do assessor pedagógico da Saber Educação, Áxsel Batistella de Oliveira, doutor e mestre em História, que abordou o trabalho com as relações étnico-raciais no ambiente escolar, e da professora doutora Vanusa de Almeida, que tratou das culturas afro-brasileiras e indígenas. As discussões destacaram a importância da legislação que orienta o ensino das relações étnico-raciais, da valorização da cultura afro-brasileira e indígena e da construção de práticas pedagógicas que rompam com estereótipos e preconceitos.

No turno da tarde, o foco esteve na cultura e na história do povo Kaingang. O público acompanhou a apresentação cultural do Grupo de Dança Indígena Fág Tãn, do Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel, que, por meio da dança, expressou aspectos da espiritualidade, identidade, força e tradição Kaingang. Na sequência, professores indígenas do Instituto Ângelo Manhká Miguel — Irani Miguel, Mauro Cipriano, Sueli Krengre Cândido, Beatriz Kaingang Ferreira e Neli Ribeiro Sales — compartilharam conhecimentos, vivências e perspectivas sobre a educação indígena e a cultura Kaingang, com destaque para a realidade dos povos originários e sua presença na Terra Indígena do Inhacorá.

Encerrando as atividades, o professor Derli Bento, indígena Kaingang, pesquisador e diretor da Escola Estadual Indígena Toldo Campinas, compartilhou sua experiência e conhecimentos sobre a educação escolar indígena e a valorização da identidade e dos saberes Kaingang.

O 1º Seminário ERER reforçou que reconhecer e valorizar as diferentes culturas é também promover respeito, equidade e pertencimento. A Secretária Municipal de Educação, Aline Dapper, ressalta a importância de aproximar a comunidade escolar dos saberes afro-brasileiros e indígenas. Assim, esse encontro de formação reafirmou o compromisso de Três Passos com uma educação mais plural, inclusiva e livre de preconceitos — uma educação que reconhece a diversidade como parte essencial da nossa história e da nossa identidade.

 

 

 

Fotos: Divulgação

ASCOM PREFEITURA TRÊS PASSOS

 

Comentários