PARECER DO COE MUNICIPAL SOBRE O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS EM MIRAGUAÍ

RETORNO SERÁ GRADUALMENTE A PARTIR DO DIA 17 DE MAIO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

AV. IJUÍ, 1593 – CENTRO

CEP: 98540-000 - MIRAGUAÍRS

TELEFONE: (55) 3554- 2300

Email: educação@miraguai.rs.gov.br

 

 

PARECER N° 01/2021

 

Da Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Para Prefeito Municipal: Valdelirio Pretto da Silva

.

Parecer sobre a Reunião Online com a descrição e conclusão das manifestações dos Membros do COE-Municipal sobre o retorno das aulas presenciais.  

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Miraguaí/RS, no intuito de ouvir os Membros do COE-Municipal, realizou no dia 30 de abril de 2021, as 10:00hs da manhã, Reunião Online dialogando com os participantes sobre o retorno das aulas presencias, permitidas no Decreto Estadual nº 55.856 de 27 de abril de 2021, por parte do Governador do Estado. Momento esse que proporcionou o diálogo entre os  Membros do COE-Municipal, para avaliar essa determinação e manifestar suas opiniões favoráveis ou não favoráveis ao retorno das aula de forma presencial  no município de Miraguaí/RS.

 

RELATÓRIO

Na Reunião Online, o Secretario Municipal da Educação e Cultura e Membro do COE-Municipal representando essa secretaria, Carlos Faccio, salientou sobre o Decreto do Governador aqui já citado, que classificou todas as regiões do estado em bandeira vermelha e passou a permitir a retomada das atividades presenciais em todas as etapas da educação, e manifestou-se contra o retorno das aulas durante esses primeiros 15 dias ou mais, diante do aumento significativo dos casos de Covid-19, em nosso município nos últimos dias.

Em seguida o Vice-Prefeito e Secretário da Saúde Leonir Hartk, também membro do COE-municipal representante dessa secretaria, manifestou sua preocupação diante do aumento dos casos de Covid-19, colocando que no momento estamos com 46 casos positivos, o que significa um aumento superior a 200% nos últimos 5 dias, segundo os boletins Epidemiológicos, e esse número pode aumentar devido a procura na Unidade de Saúde por pessoas com sintomas e que estão esperando o resultado, manifestando sua opinião de contra o retorno das aulas presencias nesse momento.  Na sequência a representante dos pais dos alunos da Educação Especial, Professora Mariluce Selle Linn, manifestou-se contra o retorno das aulas presenciais em todas as escolas do município. Após a Professora e Diretora de uma Escola Estadual, Andreia Quintana Probst, representante do COMDICA, salientou que estamos vivenciando um momento difícil, mas que devemos aprender a conviver com o vírus, manifestando-se favorável ao retorno das aulas, pois segue as ordens do estado.

Seguindo com as manifestações dos membros do COE-Municipal nessa reunião Online, a Professora Elizandra Borges, representante dos pais dos alunos do Ensino Fundamental, manifestou-se contra o retorno das aulas presenciais nesse momento, diante dos avanços dos casos de Covid-19 no nosso município. Em seguida a Professora Dilce Wisniewski, Vice-Presidente do CME e representante desse Conselho, colocou sua opinião manifestando-se favorável ao retorno das aulas presenciais. Na sequência a Professora Galdis Hardt Mower, representante dos pais dos alunos do Ensino Médio, manifestou-se contra o retorno das aulas nas escolas do município. A Professora Marlene Pelizan Hermes, representante dos profissionais da Educação do Ensino Fundamental, manifestou-se contra o retorno das aulas. O Professor e Diretor de uma escola Estadual, Jones André Bartzen, colocou sua preocupação diante desse retorno, manifestando-se conta o retorno das aulas em todas as escolas do município. A Professora Rosa Maria Pietsch, representante dos profissionais da Educação Especial- AEE, manifestou-se contra o retorno das aulas presenciais. A Professora e representante dos profissionais da Educação Infantil, Marilaine Fortes dos Santos, manifestou-se contra o retorno das aulas presenciais. Para encerar a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Claudia Ferraz, manifestou-se contra o retorno das aulas presenciais. 

 

CONCLUSÃO DA REUNIÃO ONLINE

Assim, a fim de garantir um retorno às aulas de forma segura e com reponsabilidade, concluiu-se que o retorno das aulas não deve acontecer nesse momento em que estamos diante de um aumento de casos de Covid-19, em nosso município, incluindo alguns servidores de escolas, alunos e familiares de alunos.  Ficando essa decisão concluída pela maioria dos Membros do COE-Municipal do município de Miraguaí/RS, o qual também se manifestou contrario a realização do transporte escolar nesse período.

 

Miraguaí, 30 de abril de 2021.

 

 

___________________________________________

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO

 

 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias
Aplicativos