DEPUTADO COVATTI FILHO COMEMORA FORTALECIMENTO DO INSTITUTO RIO GRANDE DO ARROZ

CDO É PAGA PELOS ARROZEIROS

O deputado federal Covatti Filho comemora a concretização de um trabalho que iniciou como secretário da agricultura do Rio Grande do Sul: a garantia de repasse de 100% da taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a partir de 2022.

O anuncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela atual secretária da agricultura Silvana Covatti, na tarde de quinta-feira (16), durante posse do novo presidente do instituto, Rodrigo Machado.

A CDO é paga pelos arrozeiros, mas o montante, há anos, entrava no caixa único do Estado e, com isso, parte do valor não era revertida para o instituto. Com a mudança, o Irga será fortalecido e, consequentemente, todo o setor produtivo.

“Essa é a conquista mais importante da história recente do IRGA. Desta forma, será possível consolidar a reestruturação do instituto, prevendo maior valorização dos servidores e melhores condições de trabalho”, ressalta Covatti Filho.

Já a secretária Silvana Covatti destacou que o Irga requer um olhar especial e é preciso dar uma resposta com celeridade a este setor tão importante.

“Nosso Irga merece ser fortalecido, assim como os servidores do instituto merecem uma maior. Eles entregam resultados preciosos para o nosso produtor”, ressalta Silvana, ao lembrar que o Rio Grande do Sul responde por cerca de 70% da produção nacional de arroz.

 

 

Foto: Divulgação / Evandro Oliveira

 

Comentários