SUINOCULTURA CRESCE EM NOVO TIRADENTES

CONTA COM O SUPORTE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

A atividade da suinocultura está em crescimento no município de Novo Tiradentes, onde atualmente conta com 18 produtores, 23 pocilgas em operação e 4 em fase de construção. Com aproximadamente 38 mil cabeças de suínos abatidos anualmente e 62,4 mil cabeças de leitões produzidos em creche.

Como forma de incentivo a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Agricultura e Obras, disponibiliza de terraplenagem subsidiadas e aporte financeiro para as famílias que desejarem ingressar na atividade. Também são realizadas visitas de acompanhamento técnico pela equipe da Emater/RS-Ascar com objetivo de orientar a aplicação de dejetos suínos de forma adequada, como fonte de fertilizante orgânico, tanto para pastagens de inverno e também para lavouras de milho.

Conforme destaca a equipe da Emater, uma pocilga com 1 mil cabeças de suínos pode render aproximadamente 400 sacas/ano de adubo químico formulado, sendo que para aplicação é necessário deixar “descansando” por no mínimo 60 dias para estabilização dos mesmos e após realizar aplicação, que pode ser por meio da fertirrigação com bombas (elétricas e/ou tratorizadas) ou com tanques de distribuição. Esta aplicação pode suprir total ou parcialmente a necessidade das culturas por fertilizantes.

O prefeito Luiz Carlos Benedette, destaca que a Administração Municipal tem feito um grande esforço para apoiar o crescimento da atividade, afinal a suinocultura integrada se tornou nos últimos anos, uma grande alternativa para a geração de emprego e renda nas propriedades rurais, proporcionando a permanência de muitas famílias na agricultura familiar.

 

 

Divulgação Novo Tiradentes

 

 

 

Comentários