INICIA COLHEITA DAS UVAS NA SERRA GAÚCHA

PRODUTORES DE UVA EM FAGUNDES VARELA

Vindima, palavra pequena mas de um enorme significado. Há inúmeros registros sobre a Vindima na Bíblia. Época da colheita da uva, época de alegria, época de fartura, de festas, de mesa farta com pratos típicos. Época que se reveste de inúmeros adjetivos, mas o principal adjetivo desse período é a confraternização entre famílias e vizinhos. É o que podemos notar num pequeno município da Serra gaúcha: Fagundes Varela. Na comunidade de Santa Lúcia, há a tradição de os vizinhos se reunirem e uns ajudarem os outros na colheita da uva.

“Uma atividade bastante trabalhosa, que inicia com os primeiros raios da manhã e vai até que tenha o claro do sol”, observa o extensionista e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Veranópolis, Edson Bonato, ao citar a Vindima que acontece na propriedade da família de Idarci e Adair Migon, produtores de uva em Fagundes Varela. A atividade contou com a ajuda de 14 pessoas, entre vizinhos, amigos e familiares.

Na propriedade, ao meio-dia a mesa é farta. "Todos têm que se alimentar de forma adequada, pois o serviço é bastante puxado", destaca Migon, que no auge dos seus 72 anos comenta que é dele e da esposa a tarefa de preparar a carne e a mesa, e completa dizendo que “é preciso ser rápido aqui, pois vou ajudar a colher a uva, afinal me criei fazendo isso e pretendo continuar até que Deus me permitir", conclui ele.

Bonato destacou também a importância econômica, social e cultural dessa ação. "Enquanto muitos lamentam a forte estiagem que assola a região, a comunidade de Santa Lúcia dá um exemplo de resiliência, de parceria, exemplo de que com ações voluntárias e atitudes corretas vamos sim vencer as crises”, finalizou o extensionista.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

 

Comentários