AUTORIDADES BUSCAM CONCILIAÇÃO ENTRE OS GRUPOS EM DISPUTA PELO CACICADO DA TERRA INDÍGENA DO GUARITA
ENCONTRO FOI REALIZADO NO 7º BPM EM TRÊS PASSOS
A FUNAI, Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil e os representantes dos grupos em disputa pelo cacicado da Terra Indígena do Guarita estiveram reunidos na quinta-feira, 20/01, na sede do 7º BPM em Três Passos.
De acordo com ata, o encontro iniciou com manifestações dos representantes da Brigada Militar e Polícia Federal, esclarecendo sobre a importância da conciliação entre as partes que disputam o cacicado, com o fim de evitar conflitos e sendo a medida mais adequada a ser adotada, esclarecendo ainda, a importância de ambos os lados entrarem em consenso. Na sequência foram prestados esclarecimentos pelos representantes da Polícia Civil e FUNAI.
Na manifestação de Carlinhos Alfaiate, ressaltou a importância de conciliação, enquanto Joel Ribeiro de Freitas disse ter sido eleito ao cacicado pelo voto de forma legítima. Carlinhos por sua vez, reforçou que seu cacicado está em andamento e tem duração de cinco anos. Joel negou tal prazo destacando que não há documento válido que estabeleça.
Carlinhos falou da necessidade de auxilio externo para organizar a votação o que não ocorreu nas eleições realizadas em 19 de dezembro do ano passado, levantado dúvidas quanto a legitimidade do pleito.
Conforme ata do encontro ficou acordado entre os dois grupos que a FUNAI irá buscar auxílio dos órgãos indigenistas para conciliação junto ao CEPI – Conselho Estadual dos Povos Indígenas. Até então, ambas as partes se comprometeram em manter a paz e respeito entre os grupos conflitantes, evitando qualquer ato de ameaça e violência.
Participaram da reunião, Vander Wawrzonkiewicz coordenador regional da Funai. Luiz Carlos da Silva Junior, chefe de serviço do setor indigenista da FUNAI. João Paulo Andrighetto, capitão da Brigada Militar de Três Passos. Cristiane de Moura e Silva Bruacks, delegada regional da Polícia Civil. Antar Aires Nasser, delegado da Polícia Federal. Renato Wolkmer, escrivão da Polícia Federal. Carlinhos Alfaiate, Luiz Cipriano e Karinh Mag Vicente (lideranças de Carlinhos). Joel Ribeiro de Freitas, José Roberio Salles Ribeiro e Vilmar Sales (liderança de Joel de Freitas).
Carlinhos Alfaiate, eleito em fevereiro de 2018 para mandato de 5 anos. Joel de Freitas, eleito vice-cacique em 19 de dezembro de 2021 e assumiu interinamente
Rádio Planeta FM – 102.7 = (Arisoli Guerra)