LANÇADO PROJETO SEMÁFORO DO TOQUE

INICIATIVA DO CONSELHO TUTELAR DE MIRAGUAÍ

O Conselho Tutelar de Miraguaí   realizou na quinta-feira, 17/03, na escola municipal de ensino fundamental Lenira de Moura Lütz o lançamento do projeto Semáforo do Toque.

De acordo com a conselheira tutelar e coordenadora do projeto, Elaine França contou com a presença de alunos e professores do turno da tarde e de Jeferson Careca presidente da ACONTURS – Associação de Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul.

Segundo a conselheira Elaine, o lançamento do projeto foi um sucesso e a próxima programação será realizada na Escola Estadual Osmar Hermann de Irapuá – Miraguai e na sequencia nos demais educandários do município, reforçando os cuidados contra a pedofilia.

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÃO:

 

O que é pedofília?

A pedofilia está entre as doenças classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) entre os transtornos da preferência sexual. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças – meninas ou meninos - do mesmo sexo ou de sexo diferente, geralmente pré-púberes (que ainda não atingiram a puberdade) ou no início da puberdade, de acordo com a OMS.

O código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do ECA é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.”

A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a dificuldade que temos para reconhecê-los, pois aparentam ser pessoas comuns, com as quais podemos conviver socialmente sem notar nada de anormal nas suas atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar a confiança e amizade das crianças.

Pedófilos costumam usar a Internet pela facilidade que ela oferece para encontrarem suas vítimas. Nas salas de bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que mais atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar dados pessoais na Internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde estuda, lugares que frequenta, e fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas mal intencionadas.

 

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime!

 

Para denunciar por telefone:  Ligue para o número 100, do Disque Denúncia Nacional, subordinado à Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24h.

 

 

Fonte: MPF

 

Comentários