ONG RESGATA CACHORRO COM FERIMENTOS NA CABEÇA
ANIMAL FOI ENCAMINHADO EM SITUAÇÃO GRAVE PARA A MEDICINA VETERINÁRIA
A ONG FPA Proteção Animal de Miraguaí resgatou na quinta-feira, dia 17/03, um cachorro macho de porte médio com grave ferimento na orelha.
O animal foi imediatamente encaminhado para a medicina veterinária apresentando bicheira conforme avaliou o médico-veterinário. Segundo ele, o animal está debilitado devido ao ferimento na cabeça e seria estabilizado para receber um tratamento correto.
DENÚNCIAS DE MAUS TRATOS - A ONG informa que tem recebido denúncias constantes de maus-tratos e está monitorando animais em vários pontos do município, tanto através de voluntários, como pelas câmeras da cidade. Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, foi sancionada, em 29 de setembro de 2020, a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Os cães e gatos acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei possui um item específico para esses animais. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus-tratos será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.
Também configura maus-tratos:
- Manter o animal acorrentado;
- Deixar o animal na rua;
- Atropelar e não prestar socorro;
- Deixar o animal sem abrigo, exposto ao sol e chuva;
- Deixar o animal sem água ou sem alimento;
- Não levar o animal ao veterinário quando estiver doente;
- Animal com pulgas ou carrapatos;
- Animal em local sujo ou local com pouco espaço;
- Rinhas de galo ou briga de cães.
Sempre que a ONG recebe uma denúncia, dependendo da situação, em primeiro momento tenta-se a conversa para conscientização. Se necessário, efetua-se a denúncia junto a Patrulha Ambiental. A ONG ressalta que não mede esforços para fazer valer os direitos dos animais. O contato com a ONG pode ser feito através das redes sociais Instagram ou Facebook ou com os membros da diretoria, identificados nas redes socias.
A FPA Proteção Animal vem atuando sem recursos próprios e com constantes gastos em decorrência do elevado número de animais em situação de abandono, muitos dos quais necessitando atendimento na medicina veterinária.
As pessoas que desejarem colaborar com a ONG poderão realizar a doação de qualquer valor através do Pix CPF 025016590023 – Gustavo Schoninger. Posteriormente envie via instagram da ONG FPA Proteção Animal um comprovante para posterior acerto com o médico-veterinário.
Rádio Planeta FM – 102.7