SAÚDE ALERTA SOBRE AUMENTO DE CASOS DE DENGUE NO ESTADO
EVITE A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Com o aumento de casos de dengue no Estado inclusive em municípios vizinhos acende um alerta para a comunidade miraguaiense.
Segundo informações do site da CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde), até o dia 13 de março 2022, 143 municípios de 17 Coordenadorias Regionais de Saúde notificaram casos suspeitos de dengue e 43 municípios de 12 Coordenadorias Regionais de Saúde confirmaram casos autóctones no Estado.
O Rio Grande do Sul confirmou a primeira morte por dengue no ano de 2022. Ocorrida na última semana, à vítima é uma mulher de 76 anos, residente de Chapada, município do Norte do Estado. Além desse óbito, já foram registrados em todo o Estado somente este ano 753 casos de dengue (autóctones).
O Setor de combate a endemias de Miraguaí orienta a população que não armazenem água das chuvas e elimine qualquer recipiente que possa acumular água se tornar criadouro.
É importante ficar atentos aos sintomas da dengue.
Febre alta
Dor de cabeça
Dores no corpo
Manchas na pele
Vômitos
Fraqueza e cansaço
Ao apresentar estes sintomas procure a Unidade Básica de Saúde.
O mosquito Aedes Aegypti, também transmite zika vírus e Chikungunya.
Os agentes de endemias e os agentes de saúde estão visitando as residências orientando e eliminando focos do mosquito.
Pedimos à população que colaborem, recebam os agentes e sigam as orientações.
A legislação municipal prevê advertência e até multa, caso seja provado que o morador ou dono de imóvel não tomou os devidos cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. A infração está prevista na Lei Municipal Nº 1.859, de 29/05/2019.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a saúde pública faz o seu papel na prevenção e na educação, apontando os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito. Cabe à população cumprir sua parte.
Para mais informações, ligue 3554-2300 Secretaria de Saúde – Setor de Combate a Endemias.
Fonte: Secretaria de Saúde de Miraguaí