MIRAGUAI TEM TRÊS CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE
DEDENOVE AGUARDAM RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS
A Secretaria Municipal de Saúde de Miraguaí, através do Setor de Endemias, contabilizou até dia 29 de abril, 22 casos notificados de dengue no município, sendo três casos confirmados e 19 estão aguardando resultado de exames laboratoriais.
Conforme Patrícia de Moura, do Setor de Endemias do Município, houve um aumento significativo no número de pessoas que procuraram a Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas da dengue.
Neste sentido, a UBS solicita a população que reforcem as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
=Vede totalmente caixas d’água.
= Coloque o lixo em sacos plásticos e feche bem a lixeira.
= Elimine a água dos vasos de plantas.
=Mantenha as calhas sempre limpas.
=Trate a água das piscinas com cloro e limpe semanalmente.
=Guarde os pneus em locais cobertos.
= Guarde as garrafas sempre de boca para baixo.
De acordo com o Setor de Endemias, além de eliminar os criadouros é importante fazer uso de repelente e usar roupas compridas para proteger os braços e as pernas principalmente no início da manhã e final da tarde, quando a fêmea do aedes costuma picar.
Os profissionais que integram o Setor de Endemias ainda solicitam que as pessoas fiquem atentas aos sintomas: Febre alta. Dor de cabeça. Dores no corpo. Manchas na pele. Vômitos. Fraqueza e cansaço. Ao apresentar esses sintomas procure a Unidade Básica de Saúde.
A dengue pode evoluir para um quadro mais grave e levar a morte. Até o momento o Estado do RS já registrou 12 mortes por dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando o bloqueio de transmissão viral com equipamento portátil costal, de nebulização a ultra baixa volume (UBV), que tem a finalidade de eliminação de mosquitos adultos infectados pelo vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde de Miraguaí alerta a população para que sigam as medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Cada um precisa fazer a sua parte! Para proteger a sua saúde e a saúde de sua família.
Rádio Planeta FM – 102.7
DOZE MORTES POR DENTE NO ESTADO DO RS
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou no dia 27/04, mais quatro mortes por dengue no Estado. Com isso, chega a 12 o total de óbitos pela doença neste ano no Rio Grande do Sul, sendo o maior número já registrado desde 2000, início da série histórica de monitoramento da enfermidade. O número de casos contraídos dentro do Estado também é o maior em um ano, com mais de 12 mil casos autóctones até o momento.
Os últimos quatro óbitos registrados foram de residentes das cidades de Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Cachoeira do Sul e Lajeado. As demais mortes já confirmadas ocorreram em Horizontina, Chapada, Cristal do Sul, Igrejinha, Dois Irmãos, Boa Vista do Buricá e Jaboticaba. Foram registrados 11 óbitos pela doença em 2021 e seis no ano anterior.
A dengue alerta autoridades em relação à disseminação do vetor de transmissão. No momento, 442 cidades são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti, também recorde da série histórica.