MIRAGUAÍ TEM 9 CASOS E 7 AGUARDAM RESULTADOS DE EXAMES DA DENGUE
SÃO 31 NOTIFICADOS COM 15 DESCARTADOS
No município de Miraguaí, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, divulgou nesta terça-feira, 10/05, novo boletim epidemiológico da dengue.
De acordo com os dados, foram confirmados 07 casos e 09 aguardam resultados de exames laboratoriais. Totalizam 31 casos notificados com 15 descartados.
Segundo Patrícia de Moura, do Setor de Endemias houve um aumento significativo no número de pessoas que estão procurando a Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas da dengue. A UBS solicita a população que reforcem as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
Com o expressivo número de casos e a larga distribuição do mosquito, reforça a necessidade de medidas de prevenção, principalmente a eliminação de locais com água parada, que servem de pontos para o desenvolvimento das larvas do mosquito. Essa proliferação acontece em maior volume nesta época do ano, que alia temperaturas altas com chuvas mais recorrentes.
Rádio Planeta FM – 102.7
CHEGA A 15 O NÚMERO DE MORTES POR DENGUE NO RS EM 2022
O Rio Grande do Sul registrou recentemente mais duas mortes causadas por dengue em 2022, chegando a um total de 15. O governo do estado sinaliza que 19.159 casos da doença já foram confirmados.
As mortes mais recentes aconteceram nas cidades de Jaboticaba, no Norte do estado, e em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com isso, cada um desses municípios registra duas mortes este ano.
As outras mortes foram nas seguintes cidades: Rondinha, Sapucaia do Sul, Cachoeira do Sul, Lajeado, Chapada, Cristal do Sul, Igrejinha, Dois Irmãos, Boa Vista do Buricá, cada uma com uma morte, e Horizontina com duas.
MEDIDAS DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI TRANSMISSOR DA DENGUE.
=Vede totalmente caixas d’água.
=Coloque o lixo em sacos plásticos e feche bem a lixeira.
= Elimine a água dos vasos de plantas.
=Mantenha as calhas sempre limpas.
=Trate a água das piscinas com cloro e limpe semanalmente.
=Guarde os pneus em locais cobertos.
=Guarde as garrafas sempre de boca para baixo.
De acordo com o Setor de Endemias, além de eliminar os criadouros é importante fazer uso de repelente e usar roupas compridas para proteger os braços e as pernas principalmente no início da manhã e final da tarde, quando a fêmea do aedes costuma picar.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS:
- Febre alta.
- Dor de cabeça.
- Dores no corpo.
- Manchas na pele.
- Vômitos.
- Fraqueza e cansaço.
Ao apresentar esses sintomas procure a Unidade Básica de Saúde.