CIGRES: PNEUMOLOGISTA FALA DE PREVENÇÃO E CUIDADOS COM AS VIAS RESPIRATÓRIAS
JORGE ALAN SOUZA PARTICIPOU DA SEMANA DEDICADA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO PROMOVIDA PELO CONSÓRCIO
O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), com sede em Seberi/RS, promove de 17 a 19 de maio a Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho (Sipat). Na terça-feira o médico pneumologista Jorge Alan Souza foi convidado para falar sobre os cuidados com a via respiratória.
Com uma programação voltada para o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores, os encontros ocorrem na sede do CIGRES na troca de turno, para que todos os trabalhadores possam participar. “Nosso objetivo é levar conhecimento para que cada um possa colaborar na manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com a chegada do inverno e dos dias frios é normal aumentar os casos de gripe, por isso, chamamos o doutor Jorge Alan para falar sobre os cuidados”, salientou o coordenador geral do Consórcio, Elton Tatto.
O médico aproveitou o momento para pontuar todos os agentes que podem ser causadores de doenças respiratórias dos quais os trabalhadores do CIGRES podem estar expostos. “O nosso sistema respiratório, depois da pele, é o segundo que mais tem contato com o meio externo e, por isso, está tão suscetível a doenças. Aqui no CIGRES temos, principalmente os riscos físicos, umidade, frio, muito presentes agora no inverno, os químicos que são os gases, poeira, fumaças e ainda os agentes biológicos e os biológicos, bactérias, fungos, parasitas, vírus, que por estarmos falando em resíduos podem estar presentes”, comentou.
Diante disso o medico ponderou ainda os cuidados necessários para se evitar doenças, começando por uma vida saudável com a pratica de atividade física, boa alimentação, sono adequado, evitar o estresse, além do uso de máscara e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a vacinação, higiene especialmente das mãos, uso de roupas adequadas para a temperatura, exames periódicos e, entender que cada um é responsável pela sua saúde.
Além de Jorge Alan, participaram da SIPAT o professor ad UFSM e doutor em Engenharia Civil Willian Fernando de Borba que falou sobre segurança no manuseio dos resíduos sólidos urbanos e o dentista Derli Antônio Giehl, que abordou a prevenção e educação em saúde bucal.
Fotos: Heloise Santi