CULTIVO DE GRÃOS SAFRINHA E CONTROLE DE PRAGAS É TEMA DE DIA DE CAMPO
NA ÁREA EXPERIMENTAL DA COTRICAMPO EM CAMPO NOVO, E PASSOU POR QUATRO PROPRIEDADES DE AGRICULTORES
Na tarde de segunda-feira (30/05), a equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar da regional de Ijuí realizou um Dia de Campo, que partiu da área experimental da Cotricampo, em Campo Novo, e passou por quatro propriedades de agricultores da região, os quais, com a assistência da Instituição, aplicaram técnicas de seleção de sementes, cultivo e manejo, que lhes propiciou melhor produtividade, aproveitamento e cuidado do solo.
Na primeira estação, os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller e Elise Rosa, falaram sobre sanidade animal, monitoramento e controle de carrapato. Estes assuntos são objetos de um programa em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o qual tem auxiliado famílias rurais gaúchas no controle de pragas. Em seguida, o grupo seguiu a tarde em visita a quatro propriedades consideradas “casos de sucesso”, quanto à adoção de técnicas e tecnologias de cultivo e manejo, com orientação da Emater/RS-Ascar.
A primeira foi a do produtor Dari Carneiro, onde foi implantado o trigo de duplo proposito (BRS-Tarumã), uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Essa tecnologia serve como uma alternativa ao vazio outonal de pastagem e propicia uma forragem antecipada, além de maior produtividade de leite. Há dois anos, a tecnologia é aplicada nesta propriedade com sucesso. Por isso, Carneiro assegura que continuará a utilizá-la nos próximos anos. Depois, a equipe foi à propriedade do senhor Vladimir Dorneles, que investiu na cultura de milho safrinha, utilizada para silagem do seu rebanho. Lá, falou-se sobre a escolha do híbrido correto para safrinha de milho com foco para silagem.
Weiller também falou sobre a qualidade de silagem, tamanho de partícula e valor nutricional. Para orientar os agricultores em suas produções, focou-se nos híbridos e controle da cigarrinha do milho, além indicar aos produtores quais os híbridos de milho mais adaptáveis para região. Por fim, comentou sobre as boas práticas de cultivo e manejo do milho safrinha.
A terceira propriedade visitada foi do produtor Paulo Tengaten, onde se falou sobre o cultivo de soja safrinha. A produção deste grão após a cultura de milho silagem é uma tecnologia bem difundida na região e propicia alta rentabilidade. A janela de plantio é no período entre o final de dezembro e de janeiro, quando se colhe milho ou silagem de milho. Foi comentado sobre o manejo correto da soja safrinha, desde o plantio à colheita. “A plantação de Paulo é considerado um caso de sucesso, com expectativa de colher 45 sacas de soja por hectare. É uma ótima alternativa para o outono”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Fabrício Veit.
A última estação foi a lavoura do produtor Victor Bernardes, onde se conversou sobre plantas de cobertura de solo, com foco na cultura do nabo, que cobre o solo rapidamente, evitando plantas daninhas e contribuindo para a conservação da terra. Assim, melhoram as condições físicas e químicas do solo, além de gerar a ciclagem de nutrientes, como fósforo, potássio, enxofre e, principalmente, nitrogênio para as culturas que vêm na sequência. Bernardes, cuja lavoura é um caso de sucesso no uso desta técnica, ainda vai dessecar o nabo, para depois plantar trigo.
Estiveram presentes neste Dia de Campo a vice-prefeita de Campo Novo, Marcieli dos Reis, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Nei Rodrigues de Almeida, o secretário da Assistência Social Marcos dos Reis, além dos representantes da Cotricampo, Lucas Kuntzler e Rodolfo Richter.
Pela Emater/RS-Ascar, participaram ainda da atividade os extensionistas rurais do escritório municipal Campo Novo, Edith Aguiar e Laurindo Mattioni. O evento contou com apoio das instituições financeiras Sicredi, Sicoob, Banrisul e Cresol.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider
Estagiário Theo Pagot Comissoli