REUNIÃO DA EMATER/RS-ASCAR EM IJUÍ DEBATE METODOLOGIAS COLETIVAS

ÚTEIS AOS EXTENSIONISTAS RURAIS NO DIÁLOGO COM GRUPOS DE AGRICULTORES

O encontro realizado na sexta-feira passada (10/06) no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Ijuí discutiu as particularidades de algumas metodologias coletivas, úteis aos extensionistas rurais no diálogo com grupos de agricultores. Participaram da capacitação 12 extensionistas sociais da Microrregião de Cruz Alta. “Foi um importante momento para a compreensão da abordagem metodológica, pois possibilitou novas proposições de métodos grupais para a prática extensionista”, avalia Silvana Canova Ritterbusch, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, ao destacar a análise da teoria e da prática de metodologias, como roda de conversa, grupo de estudo e círculos da paz.

Convidada para o encontro, a professora Mônica Barboza falou sobre a metodologia círculos restaurativos da paz, muito utilizada pela Justiça Restaurativa, quando o caso envolve conflitos, mas também para abordar sentimentos, relações interpessoais e convivências sociais grupais.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Mara Ludwig apresentou sua experiência com a metodologia roda de conversa, desenvolvida em Quinze de Novembro.

Ainda durante o dia, o grupo foi a Bozano para ver um exemplo da metodologia grupo de estudo, no caso, com plantas bioativas, que foi socializada pela coordenadora do grupo, extensionista Liane dos Santos.

Silvana destaca a participação da Gerência local, gerente Fábio Pasqualotto e gerente adjunto Bergson Marcos dos Santos, que acompanhou a referida capacitação, garantindo espaços potencializadores de novas aprendizagens.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

 

 

 

Comentários