SMEC INICIA O PROJETO “TRÊS PASSOS: CONHECENDO A NOSSA HISTÓRIA”

POSSIBILITAR QUE ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONHEÇAM MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE TRÊS PASSOS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), iniciou na tarde de terça-feira (09), o projeto “Três Passos: conhecendo a nossa história”, através da Biblioteca Pública Municipal e Unijuí, por meio da Biblioteca Mário Osório Marques, do campus Três Passos.

A iniciativa do projeto tem como objetivo possibilitar que estudantes da Rede Municipal de Ensino conheçam mais sobre a história de Três Passos. Serão realizados três encontros nos meses de agosto à novembro de 2022.

Neste primeiro momento serão contemplados alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de três escolas: Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, Escola Cívico-Militar João Padilha do Nascimento e Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias.

O supervisor do campus Três Passos, professor André de Castro, destacou que a ideia é trazer a história do município para incentivar os estudantes a conhecerem a própria história. “Por isso colocamos o nome do projeto ‘conhecendo a nossa história’, porque nós fazemos parte dessa história, pertencemos a este município. Hoje e nos próximos encontros iremos conhecer um pouco da história, mas, ao mesmo tempo, cada um de nós está construindo a história do município”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, Rosana Scherer, cita a parceria entre a Universidade e o poder público. “É fundamental para o nosso município, uma vez que trazer para as nossas crianças essa oportunidade de estarem em espaços diferentes é essencial, pois é uma ‘escola fora da escola’ e traz para elas novos olhares, perspectivas, possibilidades de aprendizado de forma prazerosa e interativa”, concluiu.

O primeiro encontro é destinado à apresentação do projeto e visita às bibliotecas, oportunidade na qual os estudantes têm acesso ao acervo bibliográfico e podem escolher um livro para desfrutar de um momento de leitura.

No segundo encontro, os alunos terão contato com um pesquisador sobre a história local. Já no terceiro e último encontro, será realizada uma visita guiada aos marcos das vertentes fundadoras do nome “Três Passos” e outros pontos turísticos e históricos de nossa cidade.

 

 

 

 

 

 

Talisson Daniel Lange

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Três Passos

 

 

Comentários