SIM DE PINHAL REALIZA BARREIRA SANITÁRIA E FAZ APREENSÃO DE PRODUTOS
OPERAÇÃO CONJUNTA DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS
Realizou-se nesta terça 16 de agosto, uma operação conjunta de fiscalização de trânsito de produtos de origem animal e transporte de animais vivos. Participaram da operação a Brigada Militar, a Inspetoria de Defesa Agropecuária Estadual e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
A operação teve como objetivo combater a comercialização de produtos de origem animal sem inspeção sanitária, verificar condições de transporte dos produtos com inspeção, fiscalizar o transporte de animais vivos e também a passagem de mercadorias.
Durante a fiscalização foram aprendidos produtos clandestinos, sem inspeção sanitária, além de produtos refrigerados como queijos, bebidas lácteas, ricota, morcela, bacon e requeijão sendo transportados fora da temperatura de conservação, além da apreensão da mercadoria os infratores também são multados e responderão a processo.
Uma vez que esses produtos fiquem expostos a altas temperaturas toda a inocuidade do produto fica comprometida, explica o Médico Veterinário André de Oliveira do SIM de Pinhal, “por isso é importante que os consumidores estejam atentos com a temperatura de conservação de cada produto que sempre está indicada no rótulo, também é importante que os comerciantes que recebam esses produtos confiram se estão recebendo os produtos na temperatura correta, é importante que cada estabelecimento tenha um termômetro e faça essa mensuração na recepção dos produtos”.
A barreira sanitária móvel também visou a educação em saúde pública com a distribuição de panfletos informativos sobre o risco do consumo de produtos clandestinos e dos danos causados para o consumidor.
Edevaldo Stacke