INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FAGUNDES VARELA APRESENTA NOVO ENSINO MÉDIO

ESCOLA MIRAGUAIENSE SE TORNOU PRECURSORA NA REGIÃO DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO

O Novo Ensino Médio Gaúcho já é realidade na comunidade miraguaiense e regional. Desde 2019, quando aconteceu a apresentação da nova modalidade de ensino, implementada em 2020 nas escolas para desenvolvimento, a nova forma de o aluno escolher seu futuro acadêmico ou profissional tem sido um desafio para os corpos discente e docente, mas tem apresentado desde já resultados satisfatórios, devido às metodologias de desenvolvimento de maior conhecimento, pautado em um direcionamento para o jovem que vai sair da escola para enfrentar um curso superior ou até mesmo o mercado de trabalho diretamente.

O Instituto de Educação Fagundes Varela de Miraguaí realizou, na manhã desta quarta-feira(17), uma apresentação desse Novo Ensino Médio Gaúcho para alunos e professores. A modalidade já vem sendo trabalhada no educandário, porém novas turmas passam a fazer parte desse projeto. A apresentação contou com palestra explicativa do professor e coordenador do Novo Ensino Médio Gaúcho Moisés Melo Sfalcin, que fez uma explanação de como devem funcionar as aulas a partir de agora para essas novas turmas. O professor também explicou como os professores vão direcionar o seu tempo e conteúdo em sala de aula para a área de conhecimento que o aluno preferir. Da mesma forma, demais professores apresentaram a nova forma de como a suas aulas serão trabalhadas para atender as demandas do aluno.

Entre as áreas disponíveis para pesquisa e preparo, estão as áreas de conhecimento sobre a saúde (para formação de profissionais de enfermagem, por exemplo), as quais já devem preparar o aluno sobre a base de conhecimento dessa área. Outra área interessante também, destacada pelos professores Moisés e Anderson Facioni, é a área da contabilidade, muito presente hoje no mercado de trabalho. Esta também deve ser uma das muitas opções de escolha dos estudantes. Entre outras, há ainda a área do conhecimento em ciências, sobre a qual se multiplicam as chamadas “trilhas de conhecimento”, trazendo conteúdos tais como eletricidade e informática.

As disciplinas básicas, tais como história, geografia e matemática continuam presentes na grade curricular do aluno, trabalhadas ao lado das opções feitas pelo estudante. Esse espaço compartilhado com as matérias fundamentais será dividido da seguinte forma: no 1° ano, 25% do tempo será usado para as trilhas e 75% para as disciplinas. No 2° ano será 50 a 50. No 3° ano será 75% do tempo dedicado às trilhas de conhecimento e 25% para as matérias básicas. As trilhas contemplam também conteúdos de física, química, biologia e linguagens. O momento será de aplicação de todo esse conhecimento teórico em projetos que o aluno aprenderá na prática.

As informações foram passadas pelo professor Moisés Ssalcin, e o aluno Lyads Bressan concederam entrevista ao comunicador da Rádio Planeta FM, Marcos Avozani, explicando um pouco mais sobre como acontece o Novo Ensino Médio Gaúcho na teoria e na prática.

 

 

 

 

 

Marcos Avozani/Rádio Planeta FM

 

 

 

 

Comentários