FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA APOIA AÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NA TERRA INDÍGENA GUARITA
O TRABALHO SERÁ EM CARÁTER EPISÓDICO E PLANEJADO COM DURAÇÃO DE 90 DIAS
Policiais da Força Nacional de Segurança Pública estão atuando na Terra Indígena do Guarita. Nesta terça-feira (30/08), estiveram no centro da cidade de Miraguai.
O emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Federal, na Terra Indígena Guarita, foi autorizado em 15 de agosto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os policiais atuam nas atividades de manutenção da ordem pública, segurança das pessoas e preservação do patrimônio. O trabalho será em caráter episódico e planejado com duração de 90 dias.
A Terra Indígena de Guarita abriga o maior contingente de população Kaingang e está situada entre os municípios de Tenente Portela, Miraguaí, Erval Seco e Redentora, próximo à fronteira com a Argentina. Mais de 8 mil caingangues vivem no local, além de algumas centenas de guaranis.
Conforme investigações da Polícia Federal, há no local um confronto que opõe o cacicado caingangue com grupo que contesta a liderança indígena desde que ocorreu pleito na reserva.
Rádio Planeta FM – 102.7