PUBLICAÇÃO AVALIA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO DE LEITE NO RS

PRECIPITAÇÃO PLUVIAL, TEMPERATURA E UMIDADE DO AR SÃO UTILIZADOS PARA IDENTIFICAR FAIXAS DE CONFORTO OU DESCONFORTO ANIMAL

O Comunicado Agrometorológico, editado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), lança edição especial que avalia a influência das condições climáticas do inverno na produção de leite no Rio Grande do Sul. O arquivo pode ser baixado gratuitamente neste link.

https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/202211/01151344-comunicado-biometeorologico-inverno-2022-final.pdf

A publicação é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Biometeorologia do DDPA, recentemente formado, coordenado pela pesquisadora Ivonete Fátima Tazzo e constituído por pesquisadores e bolsistas das áreas da Agrometeorologia e Produção Animal.

“Essa é uma publicação especial que será divulgada trimestralmente, considerando as estações do ano. O objetivo é, a partir das condições meteorológicas ocorridas, como precipitação pluvial, temperatura e umidade do ar, documentar e identificar as faixas de conforto/desconforto térmico através do Índice de Temperatura e Umidade (ITU) às quais os animais foram submetidos, e estimar os efeitos na produção de leite durante o período no Rio Grande do Sul”, explica Ivonete.

 

 

Foto: Fernando Dias

Agricultura RS - (Elaine Pinto)

 

 

 

 

Comentários