DEFESA CIVIL NACIONAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE MIRAGUAÍ
DECRETO DEVIDO À ESTIAGEM QUE ASSOLA O MUNICÍPIO
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência de Miraguaí, atingida pela estiagem.
O prefeito interino de Miraguaí, Luis Carlos Hermann (Mosquito) havia decretado situação de emergência no dia 10/01.
Conforme laudo técnico apresentado pela Emater foram apontados prejuízos nas culturas de milho e soja, além da produção leiteira, bem como a falta de água nas áreas urbana e rural, causando prejuízos econômicos e sociais.
O decreto tem validade por 180 dias e entrou em vigor na data da sua publicação.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Imagem: Divulgação Defesa Civil Nacional
Rádio Planeta FM - 102.7