ESCOLAS DA REDE ESTADUAL SE PREPARAM PARA RECEBER OS ESTUDANTES NOS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADES DOCENTES JÁ INICIARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (6) NAS ESCOLAS DE TODO O RS

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) começou na segunda-feira, 6 de fevereiro, a preparação das escolas para a recepção dos estudantes que participarão dos Estudos de Recuperação entre os dias 8 e 17 de fevereiro. Após os encontros dos representantes das CREs com a Seduc, entre 19 e 20 de janeiro, e a mobilização das regionais com as equipes diretivas e professores de 26 a 31 e janeiro, a mobilização entra no último estágio antes de iniciarem as atividades.

A iniciativa garante aos estudantes uma nova oportunidade para que recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso alcance os índices necessários. A ação será realizada com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75% no ano de 2022. Durante o mês de dezembro, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série.

Trabalho nas CREs

As atividades de orientação nas escolas estaduais ocorrem em todo o estado, contando com o apoio das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Alexandre Misturini, coordenador Regional da 16ª CRE, de Bento Gonçalves, destaca a importância de ações conjuntas ao lado das comunidades locais para o resgate dos estudantes. “Queremos criar a cultura da aprendizagem no Rio Grande do Sul. É extremamente importante que os nossos estudantes retornem para as escolas. Fazemos um trabalho de conscientização na CRE, ao lado das comunidades dos nossos 25 municípios de abrangência, para que os alunos participem das atividades e possam ter esta nova oportunidade”, afirma.

Para Cristina Boeira, coordenadora da 23ª CRE, em Vacaria, o comprometimento por parte dos professores sobre a importância do Estudos de Recuperação é fundamental para o sucesso da ação. “Nossos professores acolheram a proposta da Seduc e estão engajados em avaliar as situações de cada um dos estudantes. Organizamos equipes da coordenadoria que estarão lado a lado com a escolas para acompanhar e monitorar o andamento das atividades, oferecendo todo o suporte necessário”, explica.

A coordenadora da 17ª CRE, de Santa Rosa, Beatriz Santina Cancian, realizou visitas às escolas da região ao lado da equipe da CRE, fortalecendo a mobilização e preparando as instituições de ensino. “Ficamos muito felizes em encontrar as equipes diretivas e professores comprometidos com este momento de planejamento das atividades para recuperação das aprendizagens dos nossos alunos”, celebra.

Estudos de Recuperação

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza os Estudos de Recuperação entre 8 e 17 de fevereiro. A medida visa mitigar os impactos da pandemia na educação, diante do período sem aulas presenciais nas escolas.

A mobilização na rede estadual começou nos dias 19 e 20 de janeiro, com a realização de encontros presenciais envolvendo a Seduc e as 30 Coordenadorias Regionais de Educação, em Porto Alegre, para a elaboração de estratégias e ações a serem executadas durante o período.

Posteriormente, de 26 a 31 de janeiro, as CREs mobilizaram as equipes diretivas das escolas em preparação para as atividades.

 

Foto: Seduc

Comentários