REUNIÃO COM O GOVERNADOR EDUARDO LEITE TRATA PONTOS DA PAUTA DA ESTIAGEM
FETAG-RS REFORÇOU AS NECESSIDADES DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA FAMILIAR
Nesta segunda-feira (13), a Fetag-RS e representantes das regionais sindicais estiveram presentes em reunião com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e com secretários das pastas responsáveis por dar encaminhamento na pauta da estiagem, entregue ao governo ainda no mês de janeiro.
Desde o momento em que a pauta foi entregue, a estiagem e seus efeitos foram amplamente agravados, pois segue sem chover de forma consistente em todo o território gaúcho. A pauta entregue ao governo, construída pela Fetag-RS em conjunto com as regionais sindicais e com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, está dividida entre as demandas consideradas emergenciais e as estruturais.
Durante a reunião, a Fetag-RS reforçou as necessidades da agricultura e da pecuária familiar, que pelo terceiro ano consecutivo estão sofrendo com a falta de chuvas, o que além de gerar prejuízos nas safras ainda está provocando dificuldades inclusive no fornecimento de água potável para consumo humano e dos animais. Além do presidente Carlos Joel, três representantes das regionais dos(as) produtores(as) rurais tiveram a oportunidade de relatar ao governador a realidade que está sendo vivida no meio rural, em que algumas regiões já registram perdas totais em culturas como o milho e morte de animais devido à falta de água e de alimentos.
De acordo com o governador Eduardo Leite, as secretarias estão empenhadas em encontrar alternativas, mas ressaltou as dificuldades encontradas pelo governo para dar respostas mais rápidas, dentre elas, a falta de pessoal e a de recursos financeiros, afetados, segundo Leite, pelas alterações tributárias realizadas pelo governo federal no ano passado. “Estamos com incertezas devido a decisões tomadas em Brasília no ano passado”.
O governador prometeu divulgar ainda esta semana um cronograma com as medidas que serão tomadas pelo governo e ressaltou a importância da agricultura e da pecuária familiar, “que merece e tem um olhar diferenciado por parte do governo”.
Sobre os programas de irrigação, ainda estão sendo estruturadas medidas futuras para evitar que novos períodos de estiagem afetem a produção. Leite antecipou que subvenção para sistemas de irrigação, mas maiores detalhes ainda serão anunciados.
Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a reunião de hoje “foi importante, mas ainda estamos sem respostas. Confiamos no governador Eduardo Leite e na sua equipe, só que temos urgência nas pautas. A Fetag-RS quer ser parceira do governo para buscar as alternativas. Vamos aguardar mais esta semana conforme o governador pediu, mantendo a mobilização do movimento sindical em torno da importância desta pauta”.
Representaram a Fetag-RS o presidente, Carlos Joel da Silva, o tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos, a coordenadora estadual de Mulheres, Maribel Moreira, e assessores da Federação. Também estavam presentes representantes das 23 regionais sindicais, o deputado estadual Elton Weber, e secretários(as) da Casa Civil, Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Planejamento, além da Defesa Civil.
Fetag-RS