SUSPENSA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR NA CIDADE DE CASEIROS
TSE ACATOU RECURSO DA DEFESA DOS ELEITOS EM 2020 QUE FORAM CASSADOS
O Tribunal Superior Eleitoral acatou recurso interposto pelo prefeito e vice-prefeito eleitos em 2020 na cidade gaúcha de Caseiros, na região nordeste do estado, a 280 km de Porto Alegre.
Com a decisão, fica suspensa a realização da eleição suplementar que ocorreria no município neste domingo, 5 de março.
Leo Cesar Tessaro e Mário João Comparin haviam sido cassados por decisão da maioria do Pleno do TRE-RS em razão de julgamento que decidiu terem sido comprovadas irregularidades nas campanhas eleitorais de ambos, apontando captação e gastos ilícitos com fins eleitorais.
A defesa entrou com agravo de instrumento em recurso especial contestando os argumentos da ação movida pelo Ministério Público Eleitoral e pedindo a absolvição dos condenados.
A decisão da Ministra Carmem Lúcia, do TSE concede efeito suspensivo ao recurso, mas suspende apenas a realização da nova eleição, não determinando o retorno do cassado ao cargo, até que se tenha julgamento definitivo do recurso, que terá prioridade e urgência em sua tramitação no Tribunal Superior Eleitoral.
Já nos outros 3 municípios onde está prevista a eleição suplementar neste domingo nada mudou. Serão realizadas novas votações nas cidades de Miraguaí, Capão do Cipó e Redentora.
Fonte e foto: TRE/RS