POLÍCIAMENTO REFORÇA SEGURANÇA NAS ESCOLAS
RESGATE DO BEM-ESTAR E SENSAÇÃO DE SEGURANÇA
Policiais Militares do 7° Batalhão de Polícia Militar (7°BPM) estão desenvolvendo ações que visam a segurança dos estudantes, professores e demais profissionais da educação, almejando a manutenção da paz, o resgate do bem-estar, a sensação de segurança, o combate à violência e à criminalidade nas proximidades das escolas. De acordo com o 7º BPM, além do aumento do policiamento preventivo nas imediações das escolas, estão sendo realizadas visitas periódicas nos educandários, conversas e outras atividades para conscientização de alunos, professores e pais/responsáveis sobre a importância da segurança escolar.
As prefeituras do Rio Grande do Sul, vem anunciando medidas que vão desde o patrulhamento pela Brigada Militar nas áreas escolares e maior rigidez aos acessos internos feitos nas escolas. Alguns municípios gaúchos estão tratando da elaboração de uma cartilha de procedimentos de segurança, capacitação dos diretores e professores; a instalação de câmeras em pontos estratégicos, interligadas com órgãos de segurança; um sistema de alarme e a ampliação da Ronda Escolar; além da possível criação de um Conselho de Segurança Escolar. Mapeamento da estrutura de todas as escolas, a fim de criar protocolos com sugestões de melhorias na segurança.
A Secretaria Estadual da Educação - Seduc tem monitorado intensivamente, a partir do diálogo com os órgãos de segurança, todas as suspeitas e boatos em circulação. A pasta ressaltou que não há qualquer alteração na rotina de aulas, e tranquilizou pais e professores para que sigam mantendo as atividades dos alunos normalmente.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP reforça que, em caso de suspeita, estão disponíveis para denúncia os canais da Brigada Militar (190) da Polícia Civil (197), e o Disque-Denúncia da secretaria (181), que funcionam 24 horas por dia. Não há necessidade de se identificar.
O Ministério Público do RS também apresentou medidas preventivas adotadas pela instituição, especialmente por seu Núcleo de Inteligência (Nimp), seu Cybergaeco e seus Centros de Apoio Operacional. Além disso, reforçou a rede de comunicação entre os promotores de Justiça Regionais da Educação, que cobrem todo o território gaúcho, para análise de casos suspeitos.
Planeta FM – 102.7