GOVERNADOR EM EXERCÍCIO PERCORRE ÁREAS MAIS ATINGIDAS POR CICLONE NO NOROESTE DO ESTADO

GABRIEL SOUZA ESTEVE EM CAMPO NOVO, SEDE NOVA E HUMAITÁ NESTA SEXTA-FEIRA (14)

O governador em exercício Gabriel Souza sobrevoou nesta sexta-feira (14/7) três dos municípios mais atingidos pelo ciclone que atingiu o Estado nos últimos dias. Ele visitou os municípios de Campo Novo, Sede Nova e Humaitá, na região noroeste, ao lado do coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Luciano Boeira. Em cada cidade, Gabriel e Boeira percorreram bairros, conversaram com a comunidade e verificaram pessoalmente os estragos causados pelos fortes ventos e chuvas dos últimos dias.

“Viemos aqui trazer a solidariedade do governo do Estado e também conferir quais são as principais necessidades da população mais afetada neste momento”, disse o governador em exercício. Ele detalhou o auxílio emergencial, sancionado esta semana, que autoriza o repasse financeiro para famílias atingidas por eventos climáticos. “Um benefício adaptado a cada situação, mas que permite ajudarmos rapidamente quem mais precisa em momentos difíceis”, explicou.

Na primeira parada, em Campo Novo, Gabriel percorreu o bairro Progresso, onde vivem famílias em maior vulnerabilidade social e onde aconteceram os maiores estragos: cerca de 80 moradias foram afetadas, total ou parcialmente. Na prefeitura, o governador em exercício foi recebido pelo prefeito Pedro Santos e por outras lideranças municipais. No encontro, eles conversaram sobre o apoio do governo do Estado ao município e foram apresentadas as principais reivindicações do município.

 

O governador em exercício percorreu Campo Novo e conversou com a comunidade sobre os estragos causados pelo ciclone

O município vizinho, Sede Nova, registrou os maiores prejuízos e decretou situação de calamidade pública. Na estrada que leva à cidade, dezenas de postes de concreto foram derrubados pelos ventos, prejudicando o fornecimento de energia elétrica. No centro, Gabriel conversou com moradores. A comunidade se mobilizou para acolher desabrigados no ginásio municipal e para reconstruir os telhados de residências que foram arrancados pela força do ciclone.

Ele esteve ainda na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Almeida. A diretora Luciene Gonçalves recebeu Gabriel e mostrou o telhado que foi parcialmente destruído. A cobertura do ginásio também sofreu avarias. Ele solicitou apoio da Brigada Militar para a reconstrução do telhado e a limpeza dos prédios e recuperação do pátio, que teve diversas árvores arrancadas pelo vento.  O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, acompanhou a visita em Sede Nova.

Em Humaitá, Gabriel e Boeira estiveram na comunidade Santa Freitas, acompanhados da vice-prefeita Janice Baumbach. No município, cerca de 200 pessoas foram afetadas. Os maiores estragos foram causados pela força dos ventos e atingiram especialmente a área rural, conforme informações da prefeitura. Segundo o chefe da Defesa Civil, o órgão está contabilizando os estragos junto aos municípios para, posteriormente, enviar a ajuda necessária.

 

 

 

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Fotos: Joel Vargas/Ascom GVG

Comentários