SIM/RS: SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS JÁ CONTEMPLA 74% DO TERRITÓRIO GAÚCHO
PLATAFORMA UNE ESFORÇOS PARA O COMBATE À CRIMINALIDADE
Criado em 2017 pela Secretaria da Segurança Pública, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) passou a atender 368 cidades, garantindo a cobertura de 74% do território gaúcho. Através do SIM, os municípios passam a atuar ao lado do Estado compartilhando dados, tecnologia, informações de inteligência e operações conjuntas, sempre buscando o fortalecimento da segurança da população gaúcha. Neste primeiro semestre, foram registradas 15 novas adesões e outras 273 renovações ao programa. Passaram a integrar a rede SIM, as cidades de Arroio do Tigre, Sertão Santana, São Paulo das Missões, São Valentim, Ilópolis, Benjamin Constant do Sul, Pirapó, Nova Araçá, Itaqui, Giruá e Vitória das Missões.
O sistema foi elaborado a partir da necessidade de unir esforços para o enfrentamento da violência no Estado. Em parceria com a SSP, os municípios aderem ao SIM, por meio de um termo de cooperação, sem custos, e passam a integrar o sistema estadual de segurança aumentando o compartilhamento de dados e consequentemente o combate à criminalidade.
A parceria possibilita diversos serviços como videomonitoramento, cercamento eletrônico, consultas integradas, serviço prisional, treinamento de guardas municipais e de bombeiros civis, destaca o coordenador do Comitê Especial do SIM/RS, tenente-coronel Rogério Luís Martini. “Com esta parceria dialogamos com cada município e melhoramos a segurança pública com ações preventivas e repressivas”, ressalta.
Os municípios interessados devem entrar em contato com a equipe técnica do SIM, através do e-mail sim@ssp.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288.1949.
Confira os serviços disponibilizados:
• Videomonitoramento: consiste na atividade de acompanhamento e de seleção de imagens geradas, a partir de câmeras instaladas em áreas de interesse da segurança pública ou recebidas de uma central de videomonitoramento de outro órgão.
• Cercamento Eletrônico: propicia aos municípios uma ferramenta com tecnologia de leitura de placas veiculares, integrada com informações do banco de dados estadual.
• Informações e Estatísticas: acesso disponibilizado ao município das informações e estatísticas relacionadas à criminalidade na sua área.
• Sistema de Consultas Integradas: acesso ao sistema de acordo com os regramentos próprios, observando a política de segurança da informação e de controle de acesso de operadores.
• Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPE): integração ao atendimento dos diversos serviços de segurança pública pelo centro regional único, encarregado da gestão operacional de despacho e de coordenação de ocorrências urgentes ou emergenciais.
• Sistema de Despacho de Ocorrências: permite a implantação da Central de Atendimento e Despacho – CAD, solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de segurança pública e outros órgãos, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.
• Doação de Armamento: permite ao município equipar a sua guarda municipal através do recebimento de doação dos excedentes de armamento da Brigada Militar e da Polícia Civil.
• Mão De Obra Prisional: proporciona atividades laborais e de aprendizagem profissional aos apenados.
• Treinamento da Guarda Municipal: disponível com a finalidade de nivelar, de disciplinar e de fundamentar o conhecimento e as práticas operacionais.
• Treinamento Bombeiro Civil: acesso aos serviços de capacitação e treinamento.
Foto: Gabriel Centeno
GOVERNO DO RS