PREÇO E SEGURANÇA JURÍDICA ATRAEM BRASILEIROS EM BUSCA DE TERRAS NO URUGUAI
SEGUNDO CONSULTORIA, HÁ UMA DEMANDA CRESCENTE DE PRODUTORES DO BRASIL EM INVESTIR EM PROPRIEDADES NO PAÍS VIZINHO
Nos últimos meses, as terras uruguaias vêm sendo alvo de investimentos de produtores rurais brasileiros. Segundo a unidade da SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, do Uruguai, houve um aumento da procura de terras por agropecuaristas do Brasil no país vizinho. Preço e segurança jurídica estão entre os motivos.
Representante da SIA Uruguay, Facundo Rodríguez de Almeida afirma que os preços da terra no Brasil são mais altos do que no Uruguai e que no país vizinho se encontram boas terras com preços mais acessíveis. “O Uruguai, historicamente, se estruturou para captar investimentos estrangeiros. A lei é muito clara. Para qualquer investidor chegar e investir no Uruguai é com essa clareza. O que é teu, é teu”, destaca.
Facundo Arbiza, também da SIA Uruguay, reforça a questão da legislação, com leis muito seguras que atraem os investidores estrangeiros no Uruguai com segurança. “Também tem muita área de campo nativo, com áreas sub-exploradas que podem ser mais intensivas. Nos chegaram pedidos de produtores brasileiros para olharmos campo no Uruguai”, revela.
Com isso, a consultoria, para atender essa crescente demanda, abriu uma unidade para assessorar os investimentos estrangeiros, além do trabalho de assessoramento técnico e gerenciamento de propriedades. No perfil dos compradores, os consultores reforçam que os pedidos de terras são para espaços perto da fronteira com o Brasil, buscando terrenos com solo adequado e que tragam rentabilidade. Salientam também que há uma mescla entre arrendatários e proprietários com o objetivo de plantio e criação.
Foto: Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective