IGREJA ADVENTISTA DO DISTRITO DE MIRAGUAÍ ORGANIZA EXCURSÃO COM VOLUNTÁRIOS PARA O VALE DO TAQUARI
REGIÃO FOI ATINGIDA POR FORTES CHUVAS QUE PROVOCARAM INUNDAÇÃO E A COMUNIDADE LOCAL LUTA AGORA PARA RECONSTRUIR AS CIDADES
À meia-noite de sexta-feira, dia 22/09 partiu de Tenente Portela com destino ao Vale do Taquari um ônibus com quase 30 voluntários na reconstrução das cidades atingidas pelo último ciclone naquela região, que deixou 49 vítimas fatais, ainda restam 10 desaparecidos, foram mais de 900 feridos e ao todo mais de 100 cidades foram atingidas pelas fortes chuvas. Os maiores danos aconteceram em Muçum, Roca Sales, Cruzeiro do Sul e Encantado.
A excursão de voluntários foi organizada pelo Serviço Voluntário Adventista em parceria com as igrejas locais do distrito de Miraguaí da Igreja Adventista (que conta com 11 municípios no seu grupo). Ao todo viajaram 31 pessoas, que ajudaram naquela região no recebimento, separação e organização de doações, confecção de alimentos, construção e reconstrução, e até limpeza de casas, ruas e etc.
Esta foi a segunda viagem realizada pelo grupo, a primeira aconteceu no último dia 9 logo após o ciclone, organizada pela ADRA (Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência) através do SVA. Naquela ocasião viajaram 41 pessoas, e o transporte foi doado integralmente pela empresa Roquetur de Tenente Portela, e nesta viagem a empresa cobrou apenas um valor simbólico, para ajudar no custo do combustível e motorista.
Participaram do serviço voluntário representantes das igrejas de todo distrito, representantes também dos Clubes de Desbravadores, e outras pessoas desvinculadas à igreja, que apenas puseram suas forças à disposição para o serviço. A Instituição agradece à comunidade regional, que se moveu em direção à assistência das famílias das cidades atingidas, com materiais, alimento e força humana para o trabalho.
ÔNIBUS É ALVEJADO COM PEDRAS NA ESTRADA
O ônibus da empresa Roquetur que fazia o transporte dos voluntários foi alvo de duas pedradas na viagem de ida, nas proximidades do município de Palmeira das Missões. Uma pedra acertou o retrovisor externo do veículo, e a outra uma janela que apesar da pedra ter atravessado o vidro, não havia ninguém naquela poltrona e, portanto, não houve feridos.
COMO AJUDAR?
A Igreja mantém seus movimentos de ajuda à pessoas e famílias desassistidas e qualquer cidadão pode contribuir com esse trabalho. Além das doações comuns em momentos de extrema urgência como esse, assim como também através da Recolta que acontece nesta época do ano e está aberta até o final de novembro. Esta é uma iniciativa da igreja que graças à colaboração de milhares de voluntários, arrecada fundos que fortalecem os esforços para ajudar e trabalhar pelos necessitados.
Marcos Avozani/Rádio Planeta FM 102.7