FRUTICULTURA ESTARÁ EM PAUTA EM ENCONTRO ESTADUAL DOS PROFESSORES AGRÍCOLAS

AGPTEA TAMBÉM LEVARÁ PARA EVENTO EM RESTINGA SECA DEBATE SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS GEOPARQUES

A programação do 38º Encontro Estadual de Professores do Ensino Agrícola, que ocorre de 25 a 28 de outubro no Recanto Maestro, em Restinga Seca (RS), está definida. O evento, de organização da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), vai trabalhar as questões relacionadas à vida saudável, além de temas voltados à cultura regional do Rio Grande do Sul, especialmente no que se refere a escolha de mais um geoparque da Unesco na região, que é o da região de Caçapava do Sul (RS), onde a entidade está investindo em um empreendimento de formação.

O presidente da Agptea, Fritz Roloff, salienta que um dos temas será o da discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que é sempre formulado para dez anos. "No próximo ano já vencemos um período deste PNE e nós temos clareza de que pouco se fez. Muito ficou pelo caminho e muitas das metas elencadas pelo Brasil se perderam na história, como aliás vem acontecendo há muitas décadas. Diante disso, estamos reunindo o governo federal, o governo estadual e a Superintendência de Educação para saber quais são essas propostas que são trazidas", observa.

Roloff, ressalta também que, enquanto centro de formação em Minas do Camaquã, a questão da fruticultura será fortemente abordada no evento. "Também teremos um painel que abordará temáticas relacionadas com a olivicultura, a pecanicultura e as frutas nativas, inclusive coroando este momento com um coquetel com essas frutas, para que os participantes vejam da importância de nós cultivarmos hábitos alimentares saudáveis", reforça.

Além disso, a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) vai coordenar um dos painéis onde as escolas agrícolas poderão mostrar seus trabalhos. O presidente da Agptea frisa também que momentos de campo serão realizados. "Faremos visitas técnicas para conhecer um geoparque, que é a Quarta Colônia, onde através de uma saída de campo, os participantes poderão entender um pouco mais a relação entre o homem e a natureza", explica.

As inscrições são limitadas. Informações podem ser obtidas no site da entidade no endereço www.agptea.org.br.

 

Confira a programação

 

25 de Outubro de 2023 (Quarta-feira)

15h às 18h — Recepção e hospedagem das Delegações (Hotel Recanto Maestro)

19h30min — Ato de Abertura (Centro de Eventos do Hotel Recanto Maestro)

20h — Palestra: Valores para uma sociedade com mais Paz – Amor e Esperança (Giovanni Mattiello – Sociólogo, Doutor em Teologia)

21h30min — Jantar

 

25 de Outubro de 2023 (Quinta-feira)

9h — Painel: Um balanço do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e perspectivas da Educação Profissional para o novo PNE.. (Seduc/Suepro – CEEd/RS – SETEC/MEC)

10h30min — Intervalo

10h45min — Grupos de trabalho para tomada de propostas de prioridades e boas práticas para as Escolas Agrícolas do RS. (Coordenação Suepro/Seduc e Conselho de Diretores)

12h20min — Almoço

13h30min — Palestra: Caminhos para uma agropecuária rentável, ecológica e de bem-estar humano e animal – (Eng. Agr. Humberto Sório Junior e Eng. Agr. Paulo Aresi)

15h30min — Tempo livre para aproveitar as Termas do Hotel e demais espaços

19h30min — Palestra: Educação e Felicidade (Prof. Dr. Gabriel Grabowski)

21h — Jantar

 

27 de Outubro de 2023 (Sexta-feira)

9h- Painel: Painel: Sustentabilidade Ambiental no meio rural (Eng. Agrônomo e Professor da AMF Alex Fabiano Giuliani  & Alvir Longhi Coordenador da Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas e Coordenador de Projetos do CETAP )

10h30min — lntervalo

10h45min — Painel: Os três Geoparques do RS e sua importância estratégica para o Estado (Professores da Universidade Federal de Santa Maria)

12h30min — Almoço

13h30min — Visitação na Quarta Colônia com destaque aos sítios arqueológicos e a Área do Parque Estadual Quarta Colônia

20h30min — Avaliação e Jantar festivo de Encerramento do Evento

 

28 de Outubro de 2023 (Sábado)

Livre para curtir as termas, atividades pessoais e retorno

 

 

Foto: Divulgação

Texto: Ieda Risco/AgroEffective

 

 

 

 

Comentários