ALUNOS DA ESCOLA LENIRA SE DESTACAM EM AVALIAÇÃO DE LEITURA

PARTICIPARAM DA AVALIAÇÃO 37 ALUNOS

A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, a criança realiza a leitura para o professor e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.

A gravação da leitura do estudante é feita por meio de um aplicativo do CAEd.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entonação interrogativa em uma pergunta. Além disso, o estudante responde questões sobre o conteúdo do texto que leu. Os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na Plataforma CAEd e a partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos seus estudantes.

O resultado da turma do 2* ano da escola Lenira é destaque, pelos índices atingidos, pois, segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), alunos de 2º anos precisam estar lendo com fluência até o final do ano, produzindo e interpretando textos.

Participaram da avaliação 37 alunos, sendo 26 da sede e 11 da Extensão Tronqueiras.

A escola teve um ÍNDICE DE 27% DOS ALUNOS COMO LEITOR INICIANTE E 73% DE LEITOR FLUENTE, obtendo um excelente resultado.

A equipe Diretiva parabeniza os professores e a comunidade escolar. “Estamos muito felizes com o resultado do índice da aplicação da Avaliação de Fluência. Esse destaque na área da leitura é muito importante para interpretação e para o desenvolvimento das crianças. Nosso reconhecimento também a toda comunidade escolar e aos pais dos alunos que incentivam e auxiliam na educação dos filhos”, destaca o diretor Amilton Barbosa Dias.

 

 

 

Foto: Divulgação

 

Comentários