FAGUNDES VARELA INICIA O PROERD COM O ENSINO MÉDIO
Na última semana de outubro, iniciou-se no Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela de Miraguai, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2023, com as turmas 11, 12, 13 do Ensino Médio e turma 11 do Curso Normal.
De acordo com o educandário, o Proerd possui um currículo voltado a fortalecer o protagonismo juvenil aos estudantes do Ensino Médio.
O currículo será uma ferramenta voltada a preparar os jovens para os desafios contemporâneos com ênfase a situações voltadas à saúde. Ele pretende fortalecer a necessidade de uma vida saudável alicerçada por decisões responsáveis. O currículo busca ainda, trazer uma visão macro aos alunos ofertando pesquisa que desconstrói uma ideia pessoal, respeitando as decisões e esclarecendo as consequências que os atos trazem às pessoas em sociedade.
Conforme o Fagundes Varela, a visão do Proerd é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.
O programa será conduzido pelo soldado da Brigada Militar (BM) Thalles Finco.
Lembrando que o Proerd é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões. O currículo Proerd tem como objetivo fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas. Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.
Fotos: Divulgação
Fagundes Varela